Crianças e jovens entre oito e 17 anos vão poder aprender um pouco de música e se embrenhar no mundo das artes. O Centro Cultural José Octávio Guizzo está com inscrições abertas para o curso de Violão em conjunto, ministrado pelo educador musical ínio Paludetto.

O jovem músico é graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no curso de licenciatura plena em Educação Musical e estudou com nomes fortes da música no estado, Gilberto Stefan e Marcelo Fernandes.

Modesto, Plínio conta que o curso busca aproximar as pessoas do fazer musical. Ele explica que o violão, por ser um instrumento bastante popular, é ideal para trazer as pessoas para a arte.

Segundo ele, o curso que funciona de maneira mista, ou seja, não há limites de idade ou sexo, ainda ajuda integrar as pessoas. “O curso tem caráter coletivo, por isso a pessoa ganha tanto na arte como no social”, aponta.

Os conteúdos programados atendem os alunos na educação musical e relacionam à percepção musical, a técnica instrumental, o improviso, a teoria musical, a consciência corporal, dentre outros aspectos envolvidos no decorrer do desenvolvimento do aprendizado.

Plínio que desenvolve projetos de música voltados para a prática instrumental e vocal, com oficinas de violão e canto coral, conta ainda que a música e o movimento são os princípios que norteiam as atividades envolvidas no processo da educação musical, e estão diretamente relacionadas com a filosofia dos trabalhos ministrados por ele.

O curso começa nesta terça-feira (6). Vão ser três turmas, às 14h, 15h e 16 h todas as terças e quintas. A oficina vai até dezembro e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas no dia da aula com o ministrante.

(Editado às 8h do dia 5 de fevereiro para correção de informação)

O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795.

(Com informações da Assessoria)