Curso de estratégias de conservação da natureza acontece em Corumbá

O Instituto Homem Pantaneiro e a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul abriram nesta sexta-feira, 9 de novembro, a décima edição do Curso de Estratégias para a Conservação da Natureza. A solenidade de abertura, no barco hotel Kalipso, atracado no Porto Geral de Corumbá, teve como palestrante a chefe geral da Embrapa Pantanal, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Instituto Homem Pantaneiro e a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul abriram nesta sexta-feira, 9 de novembro, a décima edição do Curso de Estratégias para a Conservação da Natureza. A solenidade de abertura, no barco hotel Kalipso, atracado no Porto Geral de Corumbá, teve como palestrante a chefe geral da Embrapa Pantanal, Emiko Resende, que focalizou a preservação do bioma pantaneiro e do estoque pesqueiro. “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas, e eu espero que vocês façam muitas perguntas durante esses dez dias e aprendam muita coisa sobre o Pantanal”, afirmou Emiko Resende. “Quanto mais conhecimento, melhor a decisão”, destacou a palestrante.

Participaram da abertura os 35 oficiais de 25 Estados inscritos no curso, além de representantes das forças armadas, da Vale, MMX, Instituto Homem Pantaneiro, Moinho Cultural Sul-Americano e das secretarias de Meio Ambiente das Prefeituras de Corumbá e Ladário. A coordenação do curso é do tenente coronel Angelo Rabelo, ex-comandante da Polícia Militar Ambiental. Foi Rabelo quem idealizou a preparação dos oficiais para atuarem fortemente na ação preventiva e não repressiva, por meio dos conhecimentos sobre legislação e dos ecossistemas brasileiros. Ele comandou a primeira formação da então Polícia Florestal, em Corumbá. A corporação foi criada nos anos de 1980 para combater os caçadores de jacarés no Pantanal.

O curso nasceu há 20 anos, com o apoio do Fundo Mundial para Natureza (WWF), e em 2005 passou a ser incorporado aos projetos do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), ONG de Corumbá que atua na preservação e conservação do Pantanal. Cerca de 360 oficiais de todos os estados receberam treinamentos nos anos anteriores.

O barco hotel Kalypso sediará as palestras navegando pelo Rio Paraguai por sub-regionais do Pantanal, até a divisa com Mato Grosso. A programação inclui aulas de campo e palestras de alguns dos maiores especialistas em conservação do país, dentre os quais Fernando A. S. Fernandez, Fábio Olmos, José Augusto Ferraz (chefe do Parque Nacional do Pantanal) e Miguel Serediuk Milano, bem como palestrantes do setor público, privado e de ONGs locais (IHP) e de representatividade no Brasil (SOS Mata atlântica).

Durante o curso, os policiais ambientais conhecerão algumas reservas ambientais, como a Eliezer Batista (da MMX) e Acurizal, além do Parque Nacional do Pantanal, situado no limite entre Poconé (MT) e Corumbá. Também conhecerão a escola Jatobazinho, que trabalha com as crianças ribeirinhas, e os corixos de água transparente do Porto São Pedro. O barco Kalypso percorrerá cerca de 500 km.

Esta edição tem o apoio da ANA (Agência Nacional de Águas), Fundação O Boticário de Proteção a Natureza, SOS Mata Atlântica, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), MMX – Mineração e Metálicos -, Faculdade Santa Teresa e RPCSA (Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar). O encerramento será dia 17 de novembro no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

Conteúdos relacionados