A incômoda sequência negativa do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro teve fim neste dia 10 de outubro. Na noite desta quarta-feira, em Varginha, a equipe mineira derrotou a Portuguesa pelo placar de 2 a 0, gols anotados pelos meias Montillo, de pênalti, e Souza, e quebrou um jejum de sete jogos sem triunfos na competição nacional. De quebra, o resultado alivia a pressão sobre o técnico Celso Roth, alvo de grandes protestos (inclusive na passeata que pediu o retorno de Alex) nas últimas semanas.

Os pedidos constantes pela demissão do treinador devem diminuir depois do jogo desta quinta no interior mineiro. O resultado positivo encerra qualquer desconfiança sobre o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Com o placar conquistado em casa, a equipe chega aos 39 pontos e se mantém na zona intermediária da tabela. Já a Portuguesa permanece com 36, pouco abaixo do time celeste.

Depois de reencontrar o resultado positivo neste meio de semana, o Cruzeiro se prepara para desembarcar no Rio de Janeiro no próximo sábado. A partir das 18h30 (de Brasília), a equipe mineira encara o Flamengo. Por outro lado, a Portuguesa retorna à capital paulista para uma sequência de dois jogos no Canindé: Corinthians, no sábado, às 21h, e o próprio Flamengo, no dia 17, às 22h.

Posicionadas no meio da tabela, ambas as equipes iniciaram o confronto de maneira ousada. Sem abdicar do campo ofensivo, a Portuguesa impôs um forte ritmo e acuou o Cruzeiro. Entretanto, os mineiros foram quem abriram o marcador. Aos 35min, em lance polêmico, a arbitragem marcou pênalti do zagueiro Valdomiro. O argentino Montillo bateu firme a infração e assinalou o primeiro tento do jogo.

Mesmo atrás do marcador, a Portuguesa manteve o padrão de jogo característico das últimas rodadas. Buscando a referência de Bruno Mineiro, o time do Canindé seguiu levando perigo ao goleiro Fábio. O camisa 9 chegou até a empatar o jogo aos 15min, após completar cruzamento de Marcelo Cordeiro. A arbitragem, entretanto, assinalou impedimento e anulou o lance ofensivo.

Acuado na defesa e apenas buscando contra-ataques, o Cruzeiro definiu a partida somente nos minutos finais. Mais ousado depois da entrada de Martinuccio, o time mineiro alcançou a vitória no último lance de jogo. Após cruzamento do argentino pela ponta esquerda, Souza arrematou de primeira e venceu Dida, sacramentando o resultado positivo na partida em Varginha.