Cristiano Ronaldo volta a decidir e Portugal vai à semifinal da Eurocopa
Um dia depois de completar 42 anos, o técnico Paulo Bento ganhou um grande presente dos jogadores portugueses, mas precisamente de Cristiano Ronaldo. O astro do Real Madrid fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre a República Tcheca e classificou Portugal à semifinal da Eurocopa. Primeira seleção já garantida nesta fase da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um dia depois de completar 42 anos, o técnico Paulo Bento ganhou um grande presente dos jogadores portugueses, mas precisamente de Cristiano Ronaldo. O astro do Real Madrid fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre a República Tcheca e classificou Portugal à semifinal da Eurocopa.
Primeira seleção já garantida nesta fase da competição, o time de Paulo Bento, que se classificou como segundo do Grupo B, encara o vencedor do duelo entre Espanha e França, marcado para este sábado.
Já os jogadores da República Tcheca, que prometeram não fazer a barba após a classificação heroica, como primeiro do Grupo A depois de perder por 4 a 1 para a Rússia na estreia, poderão tirar os pêlos do rosto a partir desta quinta-feira. Eles até estiveram bem durante o primeiro tempo em Varsóvia, mas não resistiram a Cristiano Ronaldo.
Muito criticado após as chances perdidas na vitória por 3 a 2 sobre a Dinamarca, na segunda rodada da fase de grupo, o atacante português já havia conseguido responder no final de semana, quando marcou duas vezes diante da Holanda, e novamente foi fundamental para a seleção portuguesa sair com a vitória. Candidato ao Bola de Ouro da Fifa, ele é um dos artilheiros da Eurocopa com três gols.
O primeiro embate de quartas de final da Eurocopa 2012 começou fraco. Sem criatividade no meio-campo, ao contrário do que foi contra a Holanda, Portugal insistia nos lançamentos em profundida. Antes dos dez minutos de jogo, o zagueiro Pepe já tinha realizado cinco, todos errados.Já a República Tcheca tinha única jogada atacar pela esquerda, em cima de João Pereira. O marcador português por duas vezes perdeu os lances em seu setor – primeiro para Plasil, depois para Jiracek -, mas Pepe limpou sua barra.
Ídolos do passado da seleção portuguesa, Luís Figo e Euzébio observavam de perto o desempenho da atual estrela do país. Herói no jogo contra a Holanda, Cristiano Ronaldo também foi o protagonista das poucas chances de gol de Portugal no primeiro tempo.
Aos 24 minutos, ele recebeu na direita e chutou forte, obrigando o goleiro Peter Cech a fazer grande defesa – a jogada, contudo, já estava parada por falta do português. Mais tarde, o jogador do Real Madrid foi acionado por Pepe pelo alto e optou por tentar uma bicicleta. O lande foi bonito, porém pouco efetivo já que o tiro saiu longe do gol tcheco.
A principal chance portuguesa só chegou aos 46 minutos, quando de novo Pepe lançou Cristiano Ronaldo, que dominou no peito, girou sobre a marcação e soltou a bomba. A bola explodiu na trave, para desespero dos jogadores que estavam no banco de reservas.
A República Tcheca também teve duas boas oportunidades para abrir o placar antes do intervalo, ambas pelo lado direito – curiosamente o contrário daquele de onde saíram as primeiras jogadas. Com Dandira, aposta do técnico, aberto no setor, a seleção efetuou dois cruzamentos rasteiros perigosos, que fizeram a zaga portuguesa se virar para afastar o perigo.
Se a primeira etapa foi nivelada, por baixo, a segunda só deu Portugal. E na maioria das vezes com Cristiano Ronaldo. O capitão do time quase abriu o placar em cobrança de falta que acertou a trave. Nani também chegou perto de marcar, mas Cech conseguiu espalmar. Quem balançou a rede foi Hugo Almeida, porém em impedimento e, portanto, o lance foi invalidado pela arbitragem.
A minoria portuguesa nas arquibancadas do estádio – os tchecos eram maioria e ainda contaram com o apoio dos anfitriões poloneses – só pode soltar o grito de gol aos 34 minutos, quando Cristiano Ronaldo tentou do único jeito que não tinha tentado ainda e conseguiu, finalmente, marcar. Nani passou para Moutinho, que foi à linha de fundo e cruzou para a área, onde o jogador do Real Madrid subiu mais que todo mundo para abrir o placar.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.