Crise no Irã pode fazer preço do petróleo subir até 30%, alerta FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um alerta hoje (25) de que o aumento da tensão no Irã poderá ocasionar um novo choque de petróleo, com consequências negativas para a economia mundial. Segundo o FMI, o preço do barril pode sofrer alta até 30% caso seja decretado um embargo comercial ao Irã, proposta que deve […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um alerta hoje (25) de que o aumento da tensão no Irã poderá ocasionar um novo choque de petróleo, com consequências negativas para a economia mundial.

Segundo o FMI, o preço do barril pode sofrer alta até 30% caso seja decretado um embargo comercial ao Irã, proposta que deve ser apresentada por países ocidentais no Conselho de Segurança em breve, com o objetivo de paralisar o programa nuclear do Irã.

O FMI também alertou para as consequências negativas caso o Estreito de Ormuz seja fechado, como já ameaçou o Irã. Cerca de 40% do petróleo mundial é transportado pelo local, e atualmente o Irã é responsável por 5% da produção mundial de petróleo.

Segundo o FMI, um eventual embargo ao Irã poderia ter consequências similares à crise na Líbia, no último ano, quando o preço do barril aumentou por causa da quebra de produção no país em virtude do conflito.

Conteúdos relacionados