Crise faz jovensamericanos e europeus ficarem mais na casa dos pais
A crise econômica por que passam Europa e Estados Unidos gera reflexos não apenas no balanço de empresas e governos, mas também na organização das famílias. Segundo a pesquisa The Future Family (O Futuro da Família, em inglês), da consultoria LifeStyle News Network, as famílias americanas e europeias estão se tornando multigeracionais, ou seja, passaram […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A crise econômica por que passam Europa e Estados Unidos gera reflexos não apenas no balanço de empresas e governos, mas também na organização das famílias. Segundo a pesquisa The Future Family (O Futuro da Família, em inglês), da consultoria LifeStyle News Network, as famílias americanas e europeias estão se tornando multigeracionais, ou seja, passaram a contar com até quatro gerações dentro de uma mesma casa. O fenômeno é resultado de pessoas idosas que passam a morar com os filhos novamente, e os netos, que trocaram a pressa em sair da casa dos pais pelo conforto de adiarem a independência.
De acordo com Paulo Al-Assal, diretor-geral da Voltage, parceira brasileira da empresa responsável pela pesquisa, a crise econômica gera maiores dificuldades para as pessoas constituírem novas famílias e saírem de casa, favorecendo famílias maiores para morar em conjunto.
Além disso, o momento favorece a uma maior reflexão das pessoas sobre o modo de se organizarem como indivíduos e a relação com seus semelhantes. Esse repensar, segundo ele, resgatou a importância da família. “Seu porto seguro é a sua família. Por conta da crise, as pessoas começaram a pensar o que é importante para elas: a importância psicológica do apoio da família”, explica Al-Assal.
No Brasil, ao contrário, o momento é de aquecimento econômico, o que colabora para que as pessoas, sobretudo os mais jovens queiram sair de casa. Assim, há uma diminuição no tamanho das famílias. A pesquisa cita o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra um aumento de 8,6% para 12,1% no número de brasileiros que passaram a morar sozinhos no País em dez anos.
Segundo Al-Assal, esse movimento agrava o problema do mercado imobiliário, que tem ainda mais dificuldade de dar conta da crescente demanda de novas residências, causando alta nos preços.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.