Crianças de MS defendem direitos na Rio+20

São pequeninos talentosos de Corumbá mostrando que o papel de cidadão começa desde cedo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

São pequeninos talentosos de Corumbá mostrando que o papel de cidadão começa desde cedo

Entender e apontar as necessidades para um desenvolvimento pessoal e social para a conquista de uma vida mais digna. Esta é a missão que nove crianças de Corumbá vão expressar em uma carta que será entregue à presidenta Dilma Rousseff na Rio + 20, a conferência que reúne chefes de Estados de mais de 190 países para alinhar decisões que possam garantir um desenvolvimento sustentável pensando nas condições de vida das  futuras gerações.

Nesse papel cidadão, esses pequeninos talentosos apresentam propostas chamando atenção para as questões que precisam ser melhoradas nas áreas do ensino, como, por exemplo, aprimoramento da infraestrutura das escolas, conteúdo pedagógico, motivação para um aprendizado mais eficiênte e, fundamentalmente, maior valorização do professor.

No documento que levará o título de “Carta para a Terra”, as crianças pantaneiras também apontam, como uma necessidade a ser tratada pela autoridades com mais envolvimento, a segurança pública, a violência doméstica e a valorização da instituição familiar.

Elas fazem parte do Moinho Cultural, um projeto que dá oportunidade para crianças de familias carentes, na fronteira do Brasil com a Bolívia, crescerem como indivíduos cidadãos.

Tudo isso é viabilizado pelo investimento de instituiçoes e empresas que praticam uma Política de Responsabilidade Social nas área onde atuam no Estado. Uma delas, como enfantiza a diretora do projeto Moinho Cultural, Márcia Rolom, é a concessionária Enersul que, em seis anos de apoio, já investiu mais de meio milhão de reais:”Nossos parceiros tem ação efetiva nesse momento, como a Enersul, que contribui para que nosso trabalho seja desenvolvido, patrocinar o Moinho Cultural e seus eventos é acreditar na transformação por meio da arte,  e principalmente acreditar no potencial infanto juvenil unindo à educação do cidadão que é ministrada com qualidade no Moinho Cultural. Nossa ação deixa de ser local e passa para o global, quando temos a oportunidade de unir crianças do Moinho à outras de todo o Brasil, onde se apresentam com liderança, autonomia e segurança. Obrigada por acreditar!” Enfatizou.

As crianças de Corumbá estão elaborando o documento “Carta para a Terra” com outras noventa crianças de várias regiões do Brasil, é será entregue para a Presidenta Dilma na sexta, dia 22, no Forte de Copacabana.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados