CPI do Cachoeira quebra sigilo da sede regional da Delta Construções no MS
Relator da CPI, deputado federal Odair Cunha (PT/MG) solicitou, e obteve, os sigilos bancário, fiscal e telefônico da Delta no Centro-Oeste e Tocantins
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Relator da CPI, deputado federal Odair Cunha (PT/MG) solicitou, e obteve, os sigilos bancário, fiscal e telefônico da Delta no Centro-Oeste e Tocantins
Não bastava o deputado federal Filipe Pereira (PSC/RJ) ter pedido de convocação do governador Puccinelli para depor na CPI do Cachoeira – que pode acatá-lo ou não. Ou as investigações da Controladoria Geral da União (CGU) nos contratos da Delta Construções no estado. Não bastou, também, o fato de Claudio Abreu, diretor geral da Delta na região Centro-Oeste, ter assinado contratos com o Dnit/MS e o governo do estado enquanto abastecia com recursos públicos empresas fantasmas do esquema de lavagem de dinheiro de Carlinhos Cachoeira.
Agora, o resultado da quebra dos sigilos bancários, fiscal e telefônico da filial da empresa no MS tornou-se fundamental para a CPI, em sua busca por provas dos fartos indícios de corrupção e formação de quadrilha da “Organização Criminosa”, como a define o deputado federal Odair Cunha – relator da Comissão e o autor do requerimento.
Ao fundamentar o pedido de quebra dos sigilos, o relator afirmou que “o inconteste envolvimento da Delta Construções S.A – Centro-Oeste, resultando inclusive na prisão de um dos seus diretores , o sr. Cláudio Abreu, com a Organização Criminosa desvendada pela Policia Federal, e cujos delitos e ramificações serão aprofundados por esta CPMI, demonstra claramente a pertinência temática do pedido de objeto do requerimento”.
O trabalho na CPI é pesado porque, através do pedido 344/12 (em anexo), Cunha também requisitou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da empreiteira em Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e Tocantins.
No começo desse mês, a CPI recebeu uma relação variada de informações de bancos, empresas de telefonia, do ministério da Fazenda, do Banco Central e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) – que encaminhou um “Relatório de Inteligência Financeira (RIF)” sobre a Delta e suas filiais à Comissão.
De posse de informações ainda parciais, os parlamentares e seus assessores que compõem a CPI estão cruzando dados sobre a movimentação financeira da empreiteira. A CPI também procura supostas trocas de telefonemas entre Cláudio Abreu e as autoridades locais. O cruzamento de dados serve, também, para instruir novas inquirições de depoentes na CPI, como o próprio Abreu.
Do trabalho do cruzamento de dados também participa a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Wener, que solicitou à CPI cópias das informações sigilosas da Delta. E o Ministério Público Federal de Brasília.
No pedido do relator consta o CNPJ e o endereço da Delta em Campo Grande: CNPJ 10.788.628/0028-77 e endereço à Avenida Afonso Pena, 5723, edifício Evolution Business, sala 1301. Uma busca no site da Receita Federal confirmou a informação.
Bancos mandam informações ou pedem mais prazo
Bancos como BMG, HSBC, Santander, Sofisa, Banco de Brasília e Banestes remeteram à CPI do Cachoeira as movimentações nas contas da Delta em toda a região foco das investigações.
Só o BMG remeteu à CPI 150 folhas e uma mídia gravada com dados bancários. A Confidence Corretora de Câmbio S/A mandou a movimentação em moedas estrangeiras de Cláudio Abreu. Já a Claro enviou os dados telefônicos do ex-diretor do Centro-Oeste da Delta – que há poucos dias saiu a prisão da Papuda, no distrito Federal, por ordem do judicial.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.