CPI do Cachoeira deve receber ainda nesta quarta-feira respostas de Gurgel

  O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta quarta-feira que encaminhará ainda hoje à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Cachoeira as respostas das perguntas feitas pelos parlamentares sobre a investigação da Operação Vegas. A Procuradoria Geral da República (PGR) é acusada de se omitir a respeito da operação, em 2009. Segundo Gurgel, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta quarta-feira que encaminhará ainda hoje à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Cachoeira as respostas das perguntas feitas pelos parlamentares sobre a investigação da Operação Vegas. A Procuradoria Geral da República (PGR) é acusada de se omitir a respeito da operação, em 2009. Segundo Gurgel, não houve arquivamento do caso, mas um pedido de aprofundamento que acabou resultando na Operação Monte Carlo, que prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

“O que realmente houve foi uma definição de uma estratégia de atuação que cabe ao Ministério Público, e só ao Ministério Público, e que se se mostrou extremamente bem sucedida. Na verdade, não haveria Monte Carlo se não houvesse a Procuradoria Geral da República adotado esse caminho. Ficaríamos limitados a uma investigação limitada e acanhada”, defendeu Gurgel durante o intervalo na sessão de hoje no Supremo Tribunal Federal (STF).

O procurador-geral explicou que a CPI enviou “quatro ou cinco perguntas” sobre a atuação da PGR na Operação Vegas e sobre os motivos pelos quais o Ministério Público não teria adotado de imediato uma providência sobre os indícios de crime relacionado à Cachoeira e ao senado Demóstenes Torres (sem partido-GO).

Gurgel explicou que respondeu de forma única a todos os questionamentos. Indagado se poderia colocar em risco as investigações ao falar sobre a operação, o procurador-geral afirmou que “as informações são exatamente todas aquelas que me são possíveis prestar e não havia nada que me impedisse de esclarecer esses aspectos”.

 

Conteúdos relacionados