De volta à elite do futebol sul-mato-grossense, o Corumbaense vai enfrentar apenas equipes do interior na primeira fase do Estadual 2013. O Carijó da Avenida está no grupo B, junto com o atual campeão Águia Negra, o vice Naviraiense, o Urso de Mundo Novo, Itaporã, 7 de Dourados e o Ivinhema. Na chave A estão o Cene, Comercial, Novoperário, os três da Capital; Serc de Chapadão do Sul, Misto de Três Lagoas, Maracaju e Aquidauanense.

As equipes se enfrentam dentro das chaves em jogos de ida e volta. Os quatro melhores avançam para as quartas-de-final, quando começa o mata-mata, também em duas partidas. Os melhores classificados fazem o confronto de volta em casa e jogam com a vantagem de dois resultados iguais. É a mesma fórmula aplicada no campeonato deste ano. A disputa começa no dia 19 de janeiro. O primeiro jogo do alvinegro pantaneiro será contra o Naviraiense, fora de casa. O jogo está marcado para às 20 horas.

A tabela completa deve ser anunciada no dia 30 de novembro, quando o Estadual 2013 deve ser lançado oficialmente. Mas a movimentação dos times já começou. O Urso e o Ivinhema esperam apresentar a base de seu elenco já no mês que vem. No Corumbaense, a prioridade é manter a comissão técnica e boa parte do time vice-campeão da Segundona.