Os Correios oficializaram aos consulados e à Embaixada dos Estados Unidos, por meio de carta, a disposição para receber e despachar imediatamente os passaportes por meio de remessas expressas, na forma de pagamento à vista.

Também informaram que seus representantes comerciais estão preparados para prestar informações sobre os procedimentos de entrega e prosseguir com a celebração do contrato para o início das atividades de distribuição.

A entidade agora aguarda manifestação das instituições.

A comunicação feita ainda ressaltou que nos últimos anos a distribuição dos passaportes foi efetuada pela estatal com pleno atendimento à qualidade exigida pela instituição consular e que os serviços expressos dos Correios atendem, com eficiência, todo o Brasil, sendo líderes desse mercado.

Confira abaixo a íntegra da carta enviada pelos Correios aos consulados e à Embaixada: “À Embaixada/Consulados dos Estados Unidos.

Assunto: Entrega de passaportes com vistos da Embaixada/Consulados dos EUA

Prezados senhores,

Informamos que a 8.ª Vara Federal da Justiça de São Paulo deferiu, na semana passada, antecipação da tutela ao processo 0017991-80.2012.4.03.6100, que concede aos Correios o direito de entrega dos passaportes, em todo o país, contendo vistos concedidos pela Embaixada/Consulados dos EUA, tendo em vista que a distribuição de documentos no território brasileiro é serviço exclusivo da ECT.

Nos últimos anos, a distribuição dos passaportes foi efetuada pela estatal com pleno atendimento à qualidade exigida por essa instituição consular. Esclarecemos que os serviços expressos dos Correios atendem, com eficiência, todo o Brasil, sendo líderes desse mercado.

Estamos à disposição para receber e despachar imediatamente os passaportes por meio de nossas remessas expressas, na forma de pagamento à vista. Nosso representante comercial nesta cidade também está preparado para prestar informações sobre os procedimentos de entrega e prosseguir com a celebração do contrato para o início das atividades de distribuição. Assim sendo, anexamos cópia da proposta para esse fim.

Reafirmamos nossos préstimos e consideração.”