O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul alerta a população para os riscos de afogamento neste feriado prolongado. Os casos de afogamento normalmente acontecem em rios e balneários do interior do Estado, devido à grande procura pelos turistas.

Para prevenir afogamentos e mortes, o Corpo de Bombeiros Militar faz um alerta. “Nunca entrar em lugares desconhecidos, usar colete salva-vidas e só entrar em embarcações que tenham profissionais habilitados”, disse o comandante geral da Corporação, coronel Ociel Ortiz.

Além dos cuidados citados pelo coronel, há uma série de outras medidas para evitar afogamentos, como: procurar um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe; não ultrapassar faixas e placas de avisos; não entrar em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas; procurar sempre local onde existe a presença de guarda-vidas ou corpo de bombeiros; evitar nadar sozinho; não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água; não se afastar da margem; não saltar em locais elevados para dentro da água; não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar habilitado, é preferível lançar flutuadores ao invés da ação corpo a corpo; identificar nas proximidades a existência do salva-vidas e permanecer próximo a ele; evitar brincadeiras de mau gosto como caldos, trotes, saltos; não deixar crianças sozinhas; evitar navegar com carga em excesso e por último, sempre acatar as orientações dos bombeiros ou dos salva-vidas.

Os locais considerados mais perigosos para os banhistas são: o rio Taquari, na região de Coxim, o rio Aquidauana e o rio Paraguai, principalmente na região de Corumbá.