Corpo de Bombeiros de Corumbá alerta para o perigo de soltar pipas
O 3º Grupamento de Bombeiros de Corumbá realizará de 1º a 07 de julho, a campanha que visa combater o uso de cerol nas linhas de pipa e conscientizar crianças e adolescentes que adotem outras brincadeiras nas férias, evitando as pipas, conforme informou ao Diário, o tenente-coronel Sidnei Ribeiro da Cruz, comandante do 3º Grupamento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O 3º Grupamento de Bombeiros de Corumbá realizará de 1º a 07 de julho, a campanha que visa combater o uso de cerol nas linhas de pipa e conscientizar crianças e adolescentes que adotem outras brincadeiras nas férias, evitando as pipas, conforme informou ao Diário, o tenente-coronel Sidnei Ribeiro da Cruz, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros de Corumbá.
“A semana de conscientização ocorrerá simultaneamente a semana nacional de combate a incêndios. A proposta é que as escolas visitem a nossa corporação a fim de realizarmos palestras sobre os perigos de soltar pipa em áreas urbanas, com fios elétricos, que podem ocasionar choques elétricos, além da possibilidade de ocasionar lesões em pessoas que transitam pelo local, causando até lesões graves que podem levar à morte. As escolas que não puderem vir ao quartel, os bombeiros estarão se deslocando até esses locais para realizar a conscientização”, explicou.
O comandante ressaltou que todos os anos a corporação realiza campanhas de combate ao uso do cerol e que esse tipo de brincadeira cresce principalmente na época de férias. Mas a conscientização já é feita a partir de agora. “Em 2012, não havíamos registrado nenhum acidente envolvendo linhas de pipa nem problemas com cerol. Porém, devido a um incidente envolvendo um policial militar que teve o pescoço lesionado por uma linha de pipa que continha cerol, decidimos antecipar essa campanha, pois é notório o número de crianças, adolescentes e até adultos que estão realizando essa brincadeira de forma perigosa”, ressaltou o comandante.
Perigo
O Corpo de Bombeiros alerta para que as pipas sejam evitadas e que outras brincadeiras, mais saudáveis sejam adotadas. O alerta é de que mesmo o fio de pipa sem cerol pode lesionar um motociclista devido o atrito do fio, podendo gerar hemorragia intensa e até degolar uma pessoa.
Além das questões de acidentes com condutores de veículos, outro problema que pode ocorrer é a eletrocussão de quem está soltando a pipa, pois existe também a prática do cerol feito com limalhas de ferro e neste caso, o fio da pipa passa a ser um condutor de energia elétrica, quando entra em contato com a fiação da rua conduz a energia até a criança, o que geralmente causa morte instantânea.
Legislação em MS
Apesar do alerta emitido pelo Corpo de Bombeiros, não há ainda uma lei que proíba soltar pipas, mas o Corpo de Bombeiros solicita aos pais que ensinem seus filhos a não fazê-lo sob pena de serem responsabilizados pelos acidentes causados por eles.
Já o uso de cerol, é proibido em Mato Grosso do Sul, de acordo com a Lei 3.436, aprovada em 19 de novembro de 2007. Ela proíbe a utilização de cerol ou qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas ou similares, mas não proíbe as pipas. A legislação prevê que para este crime, implica a apreensão do objeto e a aplicação de uma multa no valor de 20 (vinte) Uferms, o equivalente a R$ 273. Se os envolvidos na situação forem menores de idade, os responsáveis por arcar com a penalidade serão os pais ou pessoa responsável. Em caso de reincidência, em período de dois anos, a multa será duplicada.
Os Bombeiros ainda alertam que determinar um local para se soltar pipa, não resolve o caso, pois os fios normalmente se rompem nas competições no ar ou em atrito com obstáculos e saem voando para outras regiões, podendo causar acidentes da mesma forma.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.