A agência oficial de notícias da Coreia do Norte costuma divulgar informações sobre ações do governo do recluso Estado totalitário asiático e sobre o amor de seus habitantes pelos líderes, como o atual, . Mas nesta semana, a Agência de Notícias Central Coreana (KCNA) mudou um pouco de assunto e transmitiu a informação de que arqueólogos de Pyongyang haviam descoberto uma toca de unicórnio.

O relatório afirma que os especialistas “reconfirmaram recentemente” a toca de um dos unicórnios montados pelo antigo rei coreano Tongmyong. O monarca que aparentemente cavalgou em animais mágicos com chifres fundou um reino que governou partes da China e da península coreana do século III a. C. até o século VII.

Segundo a KCNA, a toca do unicórnio fica a 200 metros de um templo na capital do país. “Uma rocha retangular gravada com as palavras ‘Toca de Unicórnio’ fica em frente à toca”, disse a agência.

“Acredita-se que as palavras gravadas são do período do Reino de Koryo (918-1392)”, afirmou a KCNA. A descoberta da suposta toca de unicórnio é creditada a arqueólogos da Academia de Ciências Sociais do Instituto de História da Coreia do Norte.