Copa Centro-Oeste de Arrancada acontece nesta sexta e sábado em Campo Grande

A Copa-centro Oeste de Arrancada acontece nesta sexta-feira (1º) e sábado (2) de Junho no Autódromo internacional de Campo Grande. É a primeira competição de grande porte, no segmento de arrancadas, já realizado no Mato Grosso do Sul. Pilotos do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já estão cadastrados nas diversas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Copa-centro Oeste de Arrancada acontece nesta sexta-feira (1º) e sábado (2) de Junho no Autódromo internacional de Campo Grande. É a primeira competição de grande porte, no segmento de arrancadas, já realizado no Mato Grosso do Sul. Pilotos do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já estão cadastrados nas diversas categorias da competição. A expectativa de público ultrapassa o número de 2.000 pessoas.

Os carros de arrancada possuem motores diferenciados com alta performance feitos especialmente para esse tipo de competição. Mudança nos pneus, suspensão, escapamento, tudo exclusivo para que o veículo consiga chegar no final da reta de 201 metros em menos tempo. São 16 categorias divididas de acordo com a potência e tração da parte dianteira ou traseira do carro.

A pista do Autódromo Internacional de Campo Grande (para essa competição) receberá um “trato” especial. A adição de uma cola(VHT) na pista, específica para esse tipo de prova, ela aumenta a tração dos carros e também ajuda na hora de parar essas máquinas tão potentes ajudando na segurança dos pilotos.

Alguns carros inscritos nessa competição podem chegar ate 2.000HP. Isso significa uma media de 1.900 cavalos a mais que um carro 1.0 comercializado hoje se abastecido com gasolina. Existem carros de competição que precisam ser equipados com pára-quedas para não causarem acidentes.

A arrancada é um esporte muito popular na região sul e sudeste do Brasil. Em Mato Grosso do Sul esse tipo de competição se tornou popular graças aos fãs de velocidade que empenham-se para dar vida a essas competições.

Em dois dias de prova os pilotos dão cinco largadas, duas no sábado e três no domingo quando acontece a grande final. O evento contará com a participação especial do Locutor Pepe, um veterano conceituado nas arrancadas do Brasil. A Federação de Automobilismo de Matogrosso do Sul e a Confederação Brasileira de Automobilismo são os responsáveis pela supervisão da prova.

Conteúdos relacionados