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Convênio incentiva pequenos negócios no mercado do design de moda

Estão previstas ações como consultorias, capacitações, e palestras em eventos do setor

Arquivo Publicado em 21/01/2012, às 01h05

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Estão previstas ações como consultorias, capacitações, e palestras em eventos do setor

Inserir as micro e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. Esse é objetivo do convênio que o Sebrae assina com o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) no dia 20 de janeiro, durante o São Paulo Fashion Week (SPFW), na capital paulista. Participam do evento o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, e o presidente do In-Mod, Paulo Borges.

Por meio do projeto Contextualizar na Moda, o convênio vai promover a inovação nas micro e pequenas empresas do setor, incentivar a conquista de novos mercados, articular e fortalecer a rede de parceiros e estimular a cultura do empreendedorismo nas empresas participantes. A meta é quebrar o tabu de inacessibilidade desse mercado para os pequenos negócios.

“A moda é um segmento da economia criativa em que o Sebrae tem investido muito e traz oportunidades não apenas para pequenas empresas do segmento têxtil e confecção. O convênio com o In-Mod vai nos permitir aproximar os pequenos negócios também dos ramos de calçados e acessórios e com foco no mercado do design, o que é altamente inovador”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O In-Mod é o realizador do SPFW e do Fashion Rio, dois dos maiores eventos de moda do país. O SPFW, que acaba de completar 15 anos, está entre as cinco semanas de moda mais importantes do mundo, além de ser o mais representativo do setor no Hemisfério Sul. A primeira edição deste ano será realizada de 19 a 24 de janeiro.

O convênio prevê cinco linhas de atuação, que serão desenvolvidas nos principais eventos do calendário da moda no Brasil: São Paulo Fashion Week (SPFW), Fashion Rio, Rio-à-Porter, Revista Mag! e Movimento Hot Spot. Estão programadas consultorias, capacitações, palestras e participações dos empreendedores em feiras, workshops e exposições de eventos do setor.

A estimativa, segundo a gerente de Atendimento Coletivo – Indústria do Sebrae, Kelly Cristina Sanches, é de que o projeto alcance cerca de 8 mil empresas de todo o país. “Queremos sensibilizar, informar, educar, difundir conhecimentos e possibilitar a troca de experiências entre os empreendimentos, contribuindo para o fortalecimento e a competitividade dos pequenos negócios desse segmento”, afirma.


O projeto é a concretização de uma intensa negociação realizada ao longo de dois anos. Os trabalhos começam já nesta edição do SPFW, com a assinatura do convênio. As empresas apoiadas pelo projeto participarão, a partir das próximas edições, de um grupo restrito de convidados com acesso aos ambientes de exposição e desfiles, para conhecer e imergir no ambiente da moda. Nas próximas edições dos eventos do Calendário Oficial da Moda, no segundo semestre de 2012, já serão realizadas exposições de produtos dessas empresas.

Oportunidade


No Fashion Rio, a principal ação é a inserção de conteúdos, entrevistas e reportagens customizadas para as micro e pequenas empresas na programação da TV do evento.  Já o  Rio-à-Porter aumenta as oportunidades dos pequenos empreendimentos, que ficam frente a frente com as maiores grifes e polos de moda durante a Bolsa de Negócios. Esse evento conta já com a participação de cerca de 200 compradores nacionais e outros 30 internacionais convidados, além de uma média de mais de 10 mil visitantes.

O Movimento Hot Spot, um festival de artes integradas, pretende identificar, expor e premiar talentos inovadores em diferentes segmentos, com eventos que convergem criatividade, tecnologia e economia. Pelo projeto, o evento representa um ambiente favorável à profissionalização de talentos empreendedores. Por fim, o movimento vai criar uma empresa júnior para viabilizar no mercado as melhores ideias identificadas e premiadas.

Nas edições da revista Mag!, o leitor encontrará informações sobre as empresas atendidas pelo projeto e o catálogo dos produtos. A publicação, há mais de cinco anos no mercado, é lançada em edições bimestrais com artigos sobre arte, comportamento, música, tendências, literatura, estilo, arquitetura e moda.

Jornal Midiamax