Preocupado com a saúde das pessoas que fazem o uso de esteróides anabolizantes ou com aqueles que pensam em usar a “droga” o CREF11/MS-MT (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região MS-MT) inicia nesta quinta-feira (26) uma Campanha Contra o Uso de Esteróides Anabolizantes.

O consumo deste tipo de produto não é recomendável por médicos e especialistas. Eles aceleram os efeitos estéticos desejados, deixam a musculatura torneada com o uso de pílulas ou injeções de hormônios masculinos mais rápido do que se esforçar em horas de suor na academia. Mas, o “remedinho” tem muitos efeitos colaterais, podem provocar câncer, infertilidade e até levar à morte.

A equipe de fiscalização do Conselho irá às academias da Capital fazer a distribuição de cartazes explicativos sobre os efeitos colaterais dessa “droga” e dará orientação aos Profissionais de Educação Física, para que os mesmos orientem também as pessoas.

O chefe da fiscalização, Ricardo Luis Chaim, explica que esta campanha é importantíssima, já que algumas pessoas que usam esteróides anabolizantes acabam indicando para outras, como se fosse algo normal, ressaltando apenas os falsos “benefícios”.

Convém salientar, que os principais efeitos do uso dos esteróides anabolizantes são: nervosismo, irritação, agressividade, contribui para o engrossamento da voz, provoca crescimento de pelos em regiões incomuns (tórax e rosto), problemas hepáticos, acne grave (em geral ocorre nas costas e no peito, ocasionando um problema estético sério), problemas sexuais e cardiovasculares, diminuição da imunidade, aparecimento de tumores (câncer), e até levar à morte.

Legislação

Em maio de 2010 foi sancionada a Lei Complementar nº 157, que dispõe sobre a obrigatoriedade das academias de ginásticas, centros esportivos e estabelecimentos congêneres a fixarem placas ou cartazes de advertência sobre os malefícios causados à saúde pelo uso de anabolizantes, no município de Campo Grande.

Como muitos estabelecimentos ainda não fixaram estas informações, o CREF11/MS-MT confeccionou os cartazes em parceria com os autores da Lei, os vereadores Prof. João Rocha (PSDB) e Paulo Siufi (PMDB), para que os locais fiquem de acordo com a Lei e para que a população tenha as informações necessárias.

De acordo com a Lei Municipal as placas devem conter advertências, com os seguintes dizeres:Lei Municipal nº 157, de 10 de maio de 2010:”O uso de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões nos rins e no fígado, degrada a atividade cerebral, aumenta o risco de câncer, além de causar dependência química”

A Lei, em seu art. 5º, aponta os estabelecimentos de academias de ginástica, centros esportivos e estabelecimentos congêneres correlatos à atividade física, só podem receber alvará de funcionamento se atendidas as exigências contidas na referida Lei.