Conselho de Ética deve decidir sobre a cassação de Demóstenes no dia 26

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), afirmou nesta segunda-feira (18) que o relatório sobre o caso do colega Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) no órgão deverá ser votado na terça-feira da semana que em (26). Nesta tarde, o relator, senador Humberto Costa (PT-PE), lerá seu texto, provavelmente sugerindo a cassação do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), afirmou nesta segunda-feira (18) que o relatório sobre o caso do colega Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) no órgão deverá ser votado na terça-feira da semana que em (26). Nesta tarde, o relator, senador Humberto Costa (PT-PE), lerá seu texto, provavelmente sugerindo a cassação do parlamentar envolvido com o contraventor Carlinhos Cachoeira.

A votação estava prevista para o fim da apresentação do relatório, mas uma decisão liminar do ministro Dias Tóffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), adiou essa decisão por pelo menos três dias. Esse é o prazo mínimo entre o momento da divulgação do texto e sua votação pelos parlamentares da comissão.

Valadares criticou a decisão de Tóffoli, a qual chamou de “equivocada”. “Isso é uma interferência do Judiciário, é uma imposição ao Conselho de Ética”, disse. “Acho que isso reflete a posição difícil do senador no plenário. Se ele tivesse uma certeza de que venceria, sua defesa não tentaria criar obstáculos ao Conselho.”

Caso o petista peça a cassação de Demóstenes e o órgão aprove, os senadores terão de decidir o destino dele em sessão secreta – o que pode ser alterado em uma votação esperada para esta semana. Em reuniões desse tipo, apenas Luiz Estêvão, envolvido em um escândalo de corrupção, perdeu seu mandato, em 2000.

O Congresso está esvaziado nesta semana por conta das festas juninas, bastante populares no Nordeste e no Centro-Oeste, e da conferência ambiental Rio+20. A CPI que investiga as relações de Cachoeira com políticos, incluindo Demóstenes, também será retomada no próximo dia 26, após quase duas semanas de paralisação.

Conteúdos relacionados