Conselho Comunitário realizará o 2º Seminário Municipal de Segurança Pública em Três Lagoas

O Conselho Comunitário de Segurança (CCS) órgão que representa os interesses da comunidade e tem como fundamento identificar, discutir e buscar soluções para os problemas relacionados à Segurança Pública no município, visando uma interação maior da comunidade com os setores da segurança, realizará nos dias 21 e 22 de junho de 2012, no Anfiteatro da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Conselho Comunitário de Segurança (CCS) órgão que representa os interesses da comunidade e tem como fundamento identificar, discutir e buscar soluções para os problemas relacionados à Segurança Pública no município, visando uma interação maior da comunidade com os setores da segurança, realizará nos dias 21 e 22 de junho de 2012, no Anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus I, o 2º Seminário Municipal de Segurança Pública.

Vários temas serão abordados, ao todo serão 5 (cinco) palestras que ocorrerão nos dois dias. A abertura do evento será no dia 21 (quinta-feira) às 19h00, com o tema “Organizações criminosas e seus reflexos na sociedade”, a ser ministrada pelo Superintendente de Segurança Pública, Dr. André Matushita Gonçalves – Delegado de Polícia Civil, já na sexta-feira no período matutino, a partir dás 07h30mim, serão ministradas 3 (três) palestras com os seguintes palestrantes/tema: o Coronel PM Carlos de Santana Carneiro – Coordenador Estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP: “Gestão participativa na política de Segurança Pública: Polícia Comunitária”; Tenente Coronel PM Alírio Vilasanti Romeiro – Comandante do Policiamento de Trânsito de Campo Grande-MS: “Violência no trânsito, causas e medidas de redução”; Dr. José Luiz Rodrigues – Promotor de Justiça em Três Lagoas-MS: “Criminalidade e Violência doméstica”. No período vespertino haverá uma palestra a ser ministrada pelo Major PM Wilson Sérgio Monari – Comandante do 2º BPM: “A realidade da incidência criminal na cidade de Três Lagoas decorrente do avanço de sua industrialização”.

Após as palestras haverá um Workshop com trabalhos em grupo para discussão e proposição de soluções ou melhorias diante dos temas abordados. A previsão de encerramento é às 17h00 do dia 22 de junho (sexta-feira).

A presidente do Conselho Comunitário, Maria Auxiliadora Garcia Martins, mais conhecida como “ROSA”, ressalta a importância de participação da sociedade no evento, até porque “Segurança pública é direito e responsabilidade de todos”, desta forma, convida a população para que prestigiem e compareçam no evento, pois com tais atitudes e participação do verdadeiro exercício da cidadania, só quem ganha é a sociedade. A entrada é franca e os participantes das palestras, terão direito a um Certificado de participação com carga horária de 12 (doze) horas/ aula. Toda a comunidade Universitária, Estudantil, representantes de órgãos públicos e privados e sociedades civis organizadas estão convidados.

Em razão do grande índice de acidentes com vítimas fatais de trânsito, principalmente envolvendo os motociclistas, por ocasião do encerramento do Seminário, será realizada uma “Passeata” no sábado pela manhã, com saída ao lado da Escola Estadual Afonso Pena, com o objetivo de realizar um chamamento da população e dos condutores de veículos quanto à conscientização da importância da obediência e do respeito às regras de sinalização de trânsito. “Precisamos despertar a conscientização da comunidade para a problemática do comportamento irresponsável de muitos motoristas no trânsito, uma conduta que tem ceifado vidas, e o objetivo da passeata é este”, comentou a Presidente do CCS.

Conteúdos relacionados