Confronto armado por campo de petróleo opõe Sudão a Sudão do Sul

O Sudão decidiu suspender as negociações com o Sudão do Sul nesta quarta-feira após o segundo dia de intensos combates entre os dois países pelo controle do campo de petróleo de Heglig. Um funcionário do alto escalão em Cartum afirmou que o governo do Sudão prestou queixa formal às Nações Unidas e à União Africana […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Sudão decidiu suspender as negociações com o Sudão do Sul nesta quarta-feira após o segundo dia de intensos combates entre os dois países pelo controle do campo de petróleo de Heglig.

Um funcionário do alto escalão em Cartum afirmou que o governo do Sudão prestou queixa formal às Nações Unidas e à União Africana sobre o que o país descreveu como “uma agressão injustificada do Sudão do Sul”.

A União Africana solicitou ao Sudão do Sul que retirasse suas tropas de Heglig e informou estar profundamente alarmada pela escalada do conflito. O Sudão do Sul, por outro lado, acusou o governo de Cartum de bombardear o campo de petróleo pelo segundo dia consecutivo.

O conflito é o maior confronto armado entre os dois países desde que o Sudão do Sul se tornou independente do Sudão no ano passado.

Conteúdos relacionados