Região centro/norte finaliza etapa de plantio na próxima semana

Todos os municípios do Cone-Sul do Estado já encerraram os trabalhos de plantio da soja. Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã e Rio Brilhante apontaram 100% de confirmação no cultivo da oleaginosa.

Já a região Centro/Norte, que integra Bandeirantes, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Nova Alvorada do Sul, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Sonora mostrou 93,8% de confirmação de plantio, devendo finalizar o processo na semana que vem, a partir do dia 19 de novembro.

“A frequência de chuvas no período de quatro dias nesses municípios favoreceu a cultura, que se encontra em bom desenvolvimento, não sofrendo déficit hídrico até o momento”, assinala Almir Dalpasquale, presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS.

Ainda baseado no levantamento feito entre os dias 12 e 14 de novembro, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul, Secretaria Estadual de Produção e Turismo – Seprotur e com recursos do Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS – Fundems, Almir destaca que “o plantio se estende por conta das chuvas que ocorrem na região, forçando os produtores a pararem suas máquinas e atrasar o fechamento do plantio em alguns municípios, principalmente em Sonora, que fechou a semana com 80% de sua área já plantada”.

Para acessar os resultados completos do trabalho, com os gráficos entre no site http://www.aprosojams.org.br/sgc/uploads/publicacoes/Circular_Acompanhamento_SOJA_5.pdf