A Conab vai colocar à venda, a partir da próxima semana, mais de 7 mil toneladas de sisal dos estoques do governo, para atender o setor de beneficiamento da fibra na região Nordeste, onde a crise da seca ameaça o agronegócio brasileiro.

Os avisos de venda podem sair hoje.Inicialmente serão dois leilões quinzenais de 3,5 mil toneladas cada um, onde serão permitidos arremates de apenas 300 toneladas por empresa. Do terceiro leilão em diante, previstos para outras operações, as compras aumentam para 250 t por empresa, em avisos de venda de 2.500 toneladas.

A medida foi autorizada pela Diretoria de Política Agrícola e Informações (Dipai), após reunião de técnicos da Conab com representantes da Câmara Setorial do Sisal (Mapa), do sindicato da categoria (Sindifibras) e da Bolsa de Mercadorias da Paraíba.

Segundo os técnicos, o produto não está chegando ao setor de batedeiras, responsável pela industrialização da fibra, comprometendo a manutenção da atividade que emprega grande contingente de trabalhadores nos estados da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. (Raimundo Estevam/Conab