A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou nesta segunda-feira (15) mais uma operação de fiscalização de estoques de produtos governamentais de Aquisições do Governo Federal (AGF), Contratos de Opção, Familiar e Fome Zero em 454 armazéns localizados nos estados de Goiás/Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia/Sergipe e Rondônia. A inspeção vai até o dia 1º de novembro e inclui unidades da própria Companhia e de contratados da iniciativa privada.

Serão inspecionadas, nesta etapa, 2,2 milhões de toneladas de produtos como arroz, trigo, milho, feijão e outros, sendo que mais de 50% dos estoques é do primeiro cereal. Os técnicos observam, entre outros quesitos, as condições de armazenagem, conservação e a quantidade de grão armazenado.

Trata-se da oitava e penúltima etapa da programação realizada pela Superintendência de Fiscalização de Estoques (Sufis) da Conab. A operação conta com 22 fiscais, a um custo operacional de cerca de R$ 95 mil. No final de novembro, a equipe encerra o plano anual de inspeção, com a todos os estados que armazenam produtos do governo federal.