Geral

Companhia de São Paulo apresenta espetáculo Rádio Varieté em Dourados neste sábado

O calçadão da Praça Antonio João, em frente à igreja catedral, recebe neste sábado às 10h30 a Companhia La Mínima, de São Paulo, formada pelos atores Domingos Montagner e Fernando Sampaio, com a supervisão geral do músico e artista multifacetado Antônio Nóbrega. O grupo vai apresentar o espetáculo Rádio Varieté, com música, dança, teatro de […]

Arquivo Publicado em 30/08/2012, às 17h48

None

O calçadão da Praça Antonio João, em frente à igreja catedral, recebe neste sábado às 10h30 a Companhia La Mínima, de São Paulo, formada pelos atores Domingos Montagner e Fernando Sampaio, com a supervisão geral do músico e artista multifacetado Antônio Nóbrega. O grupo vai apresentar o espetáculo Rádio Varieté, com música, dança, teatro de bonecos, circo-teatro e entradas clássicas de palhaço, e claro o rádio, principais referências desta pesquisa.

O rádio sempre foi um símbolo da variedade artística e da comunicação democrática, indiscriminada. E foi justamente ele que recebeu, processou e transformou toda a informação, numa celebração à alegria do humor popular.

A peça conta a história de três artistas do teatro de variedades num local público (a praça) que começam a instalar uma parafernália “um tanto” tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos este conjunto toma forma de um estúdio de “rádio-circo-teatro”, onde desfilarão atrações jornalístico-dramático-musicais.

Homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio, meio de comunicação popular por excelência que persiste na sua importância, artistas e público farão parte de um programa sobre simples memórias, desejos e emoções, que constroem a grande e complexa relação humana dos cidadãos comuns.

A viabilização do espetáculo e da circulação se deu após o grupo ter sido selecionado pelo prêmio Pró-Cultura e com o apoio local da prefeitura através da Secretaria de Cultura.

Após a apresentação em Dourados, o grupo viaja para Campo Grande, onde se apresenta no Teatro de Arena da Orla Morena as 16h30, no lançamento da “2ª Bienal de Teatro” realizada pelo Mercado Cênico.

LAMÍNIMA

Domingos Montagner e Fernando Sampaio se conheceram no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino.

Montagner já participou na televisão com pequenos papéis nas séries Força-Tarefa e A Cura. Protagonizou a minissérie Brado Retumbante e alcançou o sucesso com a excelente atuação como cangaceiro Herculano da novela Cordel Encantado.

Recentemente, também participou do seriado Divã, em que fez Carlos, o amante da protagonista Mercedes, vivida pela atriz Lília Cabral.

Após a apresentação, o grupo LaMinima fará uma conferência com estudantes de artes cênicas, atores, artistas e interessados em conhecer mais o processo de trabalho desta dupla de palhaços que têm seu humor calcado na comédia física e na tradição dos palhaços de picadeiro. Será no auditório da unidade I da UFGD (antigo Ceud).

Serviços

Espetáculo “Rádio Varieté” e Conferencia LaMinima

Local: Calçadão da Igreja Catedral e Auditório unidade I da UFGD

Horário: 10h30 e 15h

Quem: Grupo LaMinima de São Paulo

Entrada: Gratuita

Jornal Midiamax