Comissão vota projeto que torna gratuito transporte de bicicletas em ônibus interestaduais
Na próxima quarta-feira (12) a comissão de Infraestrutura (CI) pode votar em decisão terminativa projeto que altera a Lei n 10.233, de 5 de junho de 2001, determinando o embarque gratuito de bicicletas e bagagem que se enquadre em determinados parâmetros, no transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. O projeto de lei (PLS 113/2011) […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na próxima quarta-feira (12) a comissão de Infraestrutura (CI) pode votar em decisão terminativa projeto que altera a Lei n 10.233, de 5 de junho de 2001, determinando o embarque gratuito de bicicletas e bagagem que se enquadre em determinados parâmetros, no transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.
O projeto de lei (PLS 113/2011) do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) tem por objetivo atender especialmente os ciclistas, prejudicados pela falta de uma legislação específica sobre o transporte de bicicletas em ônibus interestaduais e internacionais.
Apesar de já ser assegurado o embarque de bicicletas desmontadas como franquia de bagagem, o senador disse que, “na prática, cada empresa decide arbitrariamente se leva as bicicletas dos passageiros e se elas estão sujeitas à cobrança de tarifas adicionais ou não”.
A proposição estabelece limite de 30 quilos e volume de até 300 decímetros cúbicos no bagageiro; e peso máximo de cinco quilos no porta-embrulhos.
A empresa pode cobrar adicional de até 0,5% no preço da passagem pelo peso excedido e até 20% desse valor se ultrapassadas as dimensões determinadas.
O relator, Cyro Miranda (PSDB-GO), destacou na análise do projeto o estímulo ao uso da bicicleta como “uma importante contribuição para a consolidação de cidades mais limpas e silenciosas, bem como para a própria saúde da população”.
Repenec
Na mesma reunião será votado o projeto que inclui os estados que integram a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura da Indústria Petrolífera (Repenec).
O projeto de lei (PLS 68/2011), do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), foi justificado pela necessidade de redução das desigualdades regionais, “ao beneficiar toda a área de atuação da Sudene, o Repenec ampliará seu impacto e evitará certas injustiças hoje presentes.”
O Repenec, instituído em 2010, concede incentivos para obras de infraestrutura nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos setores petroquímico, de refino de petróleo e de produção de amônia e ureia a partir do gás natural.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
Há quatro meses, vizinhança lida com som alto, impedimento de trânsito de pedestres e falta de privacidade em seus estacionamentos
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.