Começa hoje (10) o pagamento mensal do recurso de expansão do Brasil Carinhoso. O pagamento do benefício é realizado junto com o Programa Bolsa Família. Em dezembro, os valores serão repassados às famílias até o dia 21.

A ação Brasil Carinhoso integra o Plano Brasil sem Miséria e complementa a renda das famílias extremamente pobres de forma que todos os integrantes superem o patamar de renda de R$ 70 mensais. A expansão do programa representa um custo adicional de R$ 1,74 bilhão ao ano no Programa Bolsa Família, de acordo com estimativa do Ministério do Desenvolvimento Social.

Com a ampliação do Brasil Carinhoso, anunciada no dia 29 de novembro, a ação passou a beneficiar famílias com jovens até 15 anos. Lançado em 2012, o programa de complementação de renda Brasil Carinhoso era voltado a famílias com filhos até 6 anos.

Dados do governo apontam que o Brasil Carinhoso retirou 9,1 milhões de pessoas da extrema pobreza até agora. Com a ampliação, a expectativa é que mais 7,3 milhões de pessoas superem a situação de miséria.

O Brasil Carinhoso tem também medidas de suplementação de vitamina A e ferro e ações na área de educação, com o aumento de recursos destinados à ampliação de vagas em creches públicas e conveniadas.