Geral

Começa exibição gratuita de filmes nacionais no CineMIS

A Fundação de Cultura do governo do Estado, por meio do MIS (Museu da Imagem e do SOM), inicia no mês de dezembro o Programa CineMIS Especial de Férias, que se estenderá até fevereiro promovendo a exibição gratuita de filmes nacionais de longa-metragem pertencentes ao seu acervo, de segunda a sexta-feira, sempre às 14 horas. […]

Arquivo Publicado em 03/12/2012, às 09h38

None
2105001884.jpg

A Fundação de Cultura do governo do Estado, por meio do MIS (Museu da Imagem e do SOM), inicia no mês de dezembro o Programa CineMIS Especial de Férias, que se estenderá até fevereiro promovendo a exibição gratuita de filmes nacionais de longa-metragem pertencentes ao seu acervo, de segunda a sexta-feira, sempre às 14 horas.


O MIS de Mato Grosso do Sul tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto.


Desde sua criação, o MIS desenvolve ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.


Programa CineMIS Especial de Férias


Os filmes que serão exibidos no Programa CineMIS Especial de Férias foram doados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e compõem um panorama abrangente e diversificado da recente produção cinematográfica nacional – desconhecida por grande parte do público em geral –, possibilitando certa reflexão sobre a identidade brasileira a partir das muitas possibilidades de expressão já realizadas no País por meio da linguagem audiovisual.


Segundo Américo Calheiros, presidente da FCMS, “o Programa CineMIS Especial de Férias democratiza o acesso às produções audiovisuais nacionais, principalmente neste período do ano, quando grande parte da população tem mais disponibilidade de tempo e precisa de opções diferenciadas de lazer, entretenimento e cultura”.


A curadoria e a programação, com indicação etária por dia da semana tem por objetivo melhorar a comunicação/aproximação do público junto ao MIS e foram cuidadosamente produzidas por Ivone Moreira, gestora de Artes e Cultura, e Rodrigo Arce, estagiário do curso de História (UFMS).


Programação


03/12/12


Filme – Narradores de Javé Classificação indicativa: Livre Sinopse Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica.


Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.


Ficha técnica Gênero: Comédia Idioma:Português Duração: 102min


Ano: 2003


04/12/12


 Filme – O Coronel e o Lobisomem Classificação indicativa: 10 anos Sinopse Ponciano de Azeredo Furtado (Diogo Vilela) é um coronel de patente e fazendeiro por herança, que luta contra seu irmão de criação Pernambuco Nogueira (Selton Mello) para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração de sua prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio). Para vencer esta batalha Ponciano precisa enfrentar feras, agiotas e ladrões, além de se envolver com a vida boêmia da cidade e ainda espantar assombrações.


Ficha técnica Gênero: Comédia – Idioma: Português- Duração: 103min -Ano:2005


05/12/12


Filme – O outro lado da rua Classificação indicativa: 12 anos Sinopse Regina (Fernanda Montenegro) é uma mulher de 65 anos de sinceridade excessiva e ironia incontida, que vive em Copacabana com sua cachorrinha vira-lata. Para esquecer a solidão e se distrair ela participa de um serviço da polícia, no qual aposentados denunciam pequenos delitos. Em uma noite de abandono, “fiscalizando” com seu binóculo o que acontece nos prédios do outro lado da rua, Regina presencia o que lhe parece ser um homem matando sua mulher com uma injeção letal. Ela chama a polícia, mas o óbito é dado como morte natural. Desmoralizada, Regina resolve provar que estava certa e acaba se envolvendo com o suposto assassino.


Ficha técnica – Gênero: Drama – Idioma:Português – Duração:97min -Ano: 2004


06/12/12


Filme- Olga Classificação indicativa: 14 anos Sinopse Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück


Ficha técnica – Gênero: Drama -Idioma: Português – Duração: 140mi – Ano: 2004


07/12/12


Filme – Cartola música para os olhos Classificação indicativa: 16 anos Sinopse A história de Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e também um dos expoentes mais nobres do samba.


Ficha técnica – Gênero: Drama Idioma:Português Duração: 88min Ano: 2006


10/12/12


Filme – Os Porralokinhas Classificação indicativa: Livre Sinopse 1970. Durante um ritual uma indiazinha é salva por um pajé graças aos poderes mágicos do Kambô, um talismã em forma de sapo que é cobiçado por Pierre Caiman (Lúcio Mauro Filho). Ao tentar capturar o talismã Pierre fere o pajé, que lhe roga uma maldição: diariamente nascerá uma escama sobre seu corpo até que se torne um homem-jacaré. Auxiliada por um explorador, a indiazinha foge pela mata com o talismã.


Já em 2006, no Rio de Janeiro, o casal Magali (Denise Fraga) e Beto (Antônio Calloni) discutem onde serão as férias de Bena (Miguel Rômulo) e Lulu (Maria Mariana Azevedo), seus filhos. A menina, após uma crise de sonambulismo, revela que tem sonhos com o tio Maneco (Flávio Migliaccio), que faz parte da infância do pai. Ela mesma define o local onde passará as férias com o irmão, após mostrar o site do acampamento Coração da Mata. Nele está Maneco e o índio Kalu (Patrick de Oliveira), que são atacados quando as crianças estão para chegar. Maneco troca o talismã por um falso, antes que Pierre tome posse dele, e foge. Enquanto isso Bena e Lulu se preparam para a viagem, juntamente com o amigo Macarrão (Rafael Ciani) e com Escarlete (Heloísa Périssé), uma muambeira de Copacabana que está em fuga e se disfarçou como monitora de colônia de férias.


Ficha técnica – Gênero: Aventura – Idioma:Português – Duração:89min – Ano: 2007


11/12/12


Filme – Não por acaso Classificação indicativa: 10 anos Sinopse Ênio (Leonardo Meideiros) é um engenheiro de trânsito que comanda o fluxo de carros em São Paulo. Ele possui uma mania de controle que também se reflete em sua casa, onde suas ações são extremamente controladas. Ele se surpreende quando reencontra Mônica (Graziella Moretto), sua ex-mulher, que lhe diz que sua filha Bia (Rita Batata), de 16 anos, deseja conhecê-lo. O encontro é adiado devido a um acidente sofrido por Mônica, que atropela Teresa (Branca Messina). Ambas morrem, o que faz com que Ênio e Pedro (Rodrigo Santoro), namorado de Teresa e dono de uma marcenaria especializada na construção de mesas de sinuca, entrem em luto. Seis meses depois Bia encontra Ênio, mas pai e filha enfrentam dificuldades em se relacionar. Já Pedro é forçado a visitar o antigo apartamento de Teresa, onde agora vive Lúcia (Letícia Sabatella)


Ficha técnica –  Gênero: Drama – Idioma:Português – Duração:100min – Ano: 2007


12/12/12


Filme – Noel Poeta da Vila Classificação indicativa: 12 anos Sinopse Aos 17 anos Noel Rosa (Rafael Raposo) é um jovem engraçado, que possui um defeito no queixo e gosta de improvisar quadras debochadas para os amigos. Noel estuda medicina e toca numa banda regional, com outros garotos do bairro. Noel gosta da companhia de operários, negros favelados e prostitutas, com quem rapidamente faz amizade. Até que um dia conhece Ismael Silva (Flávio Bauraqui), compositor que o desafia a compôr um samba. Noel usa uma paródia ao Hino Nacional para compôr “Com Que Roupa?”, que faz grande sucesso nas rádios de todo país. A partir de então ele se dedica de vez ao mundo do samba, mudando a história da música popular brasileira.


Ficha técnica -Gênero: Drama -Idioma:Português -Duração: 96min -Ano: 2006


13/12/12


Filme – Coisa mais Linda Classificação indicativa: 14 anos Sinopse Em meados dos anos 50, o Brasil vivia um momento de efervescência política, econômica e cultural. É neste cenário que um grupo de jovens da Zona Sul do Rio de Janeiro se reúne para promover, espontaneamente, uma revolução na música brasileira. A Bossa Nova chegava com sua batida diferente, letras modernas, líricas e românticas que prefiguravam um país feliz do Amor, do Sorriso e da Flor. Através de histórias e casos contados por alguns de seus principais expoentes, acompanhados de preciosas imagens da época, Coisa Mais Linda oferece um painel histórico, musical e informativo de como surgiu a Bossa Nova, até atingir seu ápice, em 1962, quando se internacionaliza definitivamente com um concerto no Carnegie Hall, em Nova York.


Ficha técnica -Documentário- Idioma: Português -Duração: 120min -Ano: 2005


14/12/12


Filme – O homem que desafiou o Diabo Classificação indicativa: 16 anos Sinopse Zé Araújo (Marcos Palmeira) é um homem boêmio, que gosta de freqüentar cabarés e ouvir cantadores de viola. Após tirar a virgindade de uma turca, ele é obrigado pelo pai dela a se casar. Durante anos Zé passa por seguidas humilhações, provocadas por sua esposa. Um dia, ao ouvir uma piada sobre sua situação, ele se revolta, destrói o armazém do sogro e ainda dá uma surra na esposa. Ao terminar ele monta em seu cavalo e parte sem destino, decidido a ter uma vida de aventuras. A partir deste dia Zé Araújo passa a ser conhecido como Ojuara, enfrentando inimigos e vivendo situações inusitadas.


Ficha técnica -Gênero: Aventura- Idioma:Português -Duração: 106min -Ano: 2007


17/12/12


Filme – Meninas Classificação indicativa: Livre Sinopse Evelin, 13 anos, está grávida de um jovem de 22 anos que deixou o tráfico de drogas recentemente. Luana, 15 anos, declara que planejou sua gravidez, pois desejava ter um filho só para ela. Edilene, 14 anos, espera um filho de Alex, que também engravidou sua vizinha Joice. Ao longo de um ano é acompanhado o cotidiano destas três jovens


Ficha técnica -Gênero: Documentário -Idioma:Português -Duração: 71min- Ano: 2006


18/12/12


Filme – Fica comigo esta noite Classificação indicativa: 10 anos Sinopse Edu (Vladimir Brichta) e Laura (Alinne Moraes) se conheceram ainda jovens. Apaixonados, decidiram se casar e, anos mais tarde, passaram a viver uma crise no casamento. Em meio às turbulências no relacionamento Edu, repentinamente, morre. Decidido a se despedir de Laura de qualquer forma e querendo saber qual era o segredo que ela iria lhe contar pouco antes de morrer, Edu passa a buscar um meio de se comunicar com ela. Só que o único ser que podia ajudá-lo era o fantasma do coração de pedra (Gustavo Falcão), uma assombração experiente que detesta a companhia de outras pessoas.


Ficha técnica- Gênero: Drama- Idioma:Português -Duração: 75min- Ano: 2005


19/12/12


Filme – Redentor Classificação indicativa: 12 anos Sinopse Na década de 70, no Rio de Janeiro, o bairro da Barra da Tijuca era uma espécie de terra prometida da cidade. Uma das várias construções no local era o Condomínio Paraíso, um luxuoso edifício que seria construído pela empreiteira do Dr. Sabóia (José Wilker). Célio, ainda criança, fica impressionado com a maquete do empreendimento mostrada por seu amigo Otávio, filho do Dr. Sabóia. Com a empolgação do filho, seus pais decidem por comprar um apartamento no Condomínio Paraíso, o de número 808. Entretanto, apesar de terem pago todas as prestações durante anos, a família de Célio jamais chegou a ocupar o novo apartamento. Isto porque o Dr. Sabóia, após vender os mesmos apartamentos várias vezes, decretou falência e deixou a obra incompleta. Quinze anos depois, os operários que trabalharam na construção do edifício e que criaram uma favela ao seu lado, decidem por tomar posse dos apartamentos e organizam uma invasão pacífica. Com o escândalo imobiliário vindo a público, Dr. Sabóia se suicidou e deixou os negócios a cargo de Otávio (Miguel Falabella). Célio (Pedro Cardoso), trabalhando como repórter, é designado a cobrir o caso e, com isso, é obrigado a reencontrar Otávio. Obcecado com o apartamento, Célio aceita a proposta de Otávio de ser seu laranja, em troca de US$ 5 milhões. A situação foge ao controle e o tiro sai pela culatra, fazendo com que Célio se arrependa do negócio feito com Otávio. Desesperado e em busca de Deus, Célio termina por encontrá-lo. É quando ele recebe uma missão que será também sua salvação: convencer Otávio a doar toda sua fortuna aos pobres.


Ficha técnica -Gênero: Drama- Idioma: Português -Duração: 100min -Ano: 2003


20/12/12


Filme – Mulheres do Brasil Classificação indicativa: 14 anos Sinopse Telma (Roberta Rodrigues) é uma porta-bandeira, que enfrenta os problemas do cotidiano para manter a tradição familiar e, assim como a avó e a mãe, conquistar o prêmio máximo no Carnaval do Rio de Janeiro. Laura (Bete Coelho) é uma mulher que, aos 45 anos, precisa enfrentar as dificuldades de retornar ao competitivo mercado de trabalho de São Paulo, após o fim de seu casamento. Esmeralda (Camila Pitanga) é uma mulher do interior da Bahia que, desde criança, segue a fé cristã mas apresenta fortes traços de personalidade e dubiedade de um anjo-demônio. Ana (Luana Carvalho) é uma jovem universitária de Maceió que, após conhecer um casal formado por uma rendeira e um pescador, revê seus valores de vida. Já Martileide (Carla Daniel) é uma garçonete de Curitiba que, inconformada com a vida que leva em um bairro pobre, redescobre a esperança através da voz de um locutor de rádio.


Ficha técnica- Gênero: Drama -Idioma:Português- Duração:111min- Ano: 2006


21/12/12


Filme – Estômago Classificação indicativa: 16 anos Sinopse Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).


Ficha técnica -Gênero: Drama- Idioma:Português- Duração:113min- Ano: 2008


26/12/12


Filme – Caixa Dois Classificação indicativa: 12 anos Sinopse Luiz Fernando (Fúlvio Stefanini) é um banqueiro rico, que em uma transação de precatórios consegue um ganho extra de R$ 50 milhões. Como o doleiro que geralmente desconta o cheque e envia os dólares para sua conta em Zurique está em coma, Luiz decide usar sua secretária (Giovana Antonelli) como “laranja”. Porém ele se vê em apuros quando Romeiro (Cássio Gabus Mendes), seu funcionário e que levaria inicialmente R$ 2 milhões da transação, coloca um dígito errado ao fazer o depósito. Isto faz com que o dinheiro caia na conta de uma mulher trabalhora e honesta (Zezé Polessa), cujo marido (Daniel Dantas) foi recentemente demitido pelo banco de Luiz Fernando. Ao saber do caso ela se recusa a fazer o estorno, gerando complicações para todos.


Ficha técnica -Gênero: Drama -Idioma:Português -Duração: 81min- Ano: 2006


27/12/12


Filme – Cinema Aspirinas e Urubus Classificação indicativa: 14 anos Sinopse Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.


Ficha técnica -Gênero: Drama -Idioma: Português -Duração: 101min -Ano: 2007


28/12/12


Filme – Gatão de meia idade Classificação indicativa: 16 anos Sinopse Cláudio (Alexandre Borges) é um homem quarentão, solteiro e charmoso, que deseja experimentar o maior número possível de aventuras amorosas sem que precise ter qualquer envolvimento emocional. Em meio às suas desventuras ele precisa lidar com Betty (Júlia Lemmertz), sua ex-esposa, e também com sua filha adolescente (Renata Nascimento).


Ficha técnica -Gênero: Drama- Idioma:Português -Duração:89min -Ano: 2006


Serviço O Programa CineMIS Especial de Férias irá acontecer de dezembro a janeiro, no Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e Cidadania, avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande.


Os filmes serão exibidos de segunda a sexta-feira, sempre às 14 horas. Mais informações pelo telefone 3316-9178.

Jornal Midiamax