Comarca de Dourados passa a contar com quatro varas criminais
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul instalou na tarde de ontem, dia 24 de setembro, a 4ª Vara Criminal da Comarca de Dourados com competência para julgar os processos do Tribunal do Júri, violência doméstica e familiar contra a mulher e cartas precatórias. A criação de mais uma vara criminal surgiu diante […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul instalou na tarde de ontem, dia 24 de setembro, a 4ª Vara Criminal da Comarca de Dourados com competência para julgar os processos do Tribunal do Júri, violência doméstica e familiar contra a mulher e cartas precatórias. A criação de mais uma vara criminal surgiu diante da sobrecarga de feitos em andamento nas demais varas criminais da comarca.
A solenidade de instalação da 4ª Vara Criminal foi aberta pelo presidente do TJMS, Des. Hildebrando Coelho Neto e contou com a presença da juíza diretora do Foro de Dourados, Dileta Terezinha Souza Thomaz, do juiz auxiliar da Presidência do TJ, Carlos Alberto Garcete, demais juízes da comarca, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, dentre outros.
Dileta Thomaz agradeceu o Presidente do TJ pela instalação da vara e passou a palavra ao juiz mais antigo na vara criminal em Dourados, Jairo Roberto Quadros, que discursou em nome da juíza. O magistrado afirmou que a criação da 4ª Vara vem ao encontro da própria missão do judiciário de garantir a celeridade processual e a qualidade do serviço.
Jairo Quadros disse também que a administração do Tribunal de Justiça não só ampliou, reestruturou e readequou o prédio do Fórum, mas também agora inaugura mais uma vara judicial que Dourados recebe com orgulho e satisfação, mas ciente de que dificuldades foram superadas e que irá desafogar as outras três sobrecarregadas varas criminais.
O presidente da 4ª Subseção da OAB/MS, César Augusto Câmara Rasslan, disse em seu discurso que é com alegria, mas também com tristeza que recebe a instalação de mais uma vara, diante do aumento da criminalidade na região, em especial, contra a mulher.
Já o presidente do TJMS, Des. Hildebrando Coelho Neto, afirmou que a criação de mais uma vara criminal foi avaliada por uma pesquisa que apontou sua real necessidade, com parecer favorável não apenas da Presidência do TJ, mas também da Corregedoria-Geral de Justiça, de modo que o Órgão Especial, quando da apreciação do tema, aprovou a criação da 4ª Vara Criminal por unanimidade.
Segundo dados da Assessoria de Planejamento do TJMS, a nova vara receberá aproximadamente 850 processos do Tribunal do Júri e violência doméstica, além de 600 cartas precatórias criminais. Conforme o Presidente do TJ, “é uma vara que já nasce com muito trabalho a ser feito”.
Fotos – Confira fotos da solenidade no Flickr do TJMS (http://www.flickr.com/photos/galeriatjms/).
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.