Com uma década de treino, atleta-amador leva o primeiro lugar da Corrida das Águas

Para ser o primeiro, o corredor tem uma rotina pesada. São cerca de três horas de treinamento diário

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para ser o primeiro, o corredor tem uma rotina pesada. São cerca de três horas de treinamento diário

Aos 16 minutos e 53 segundos da largada, Francisco Mariano Fernandes, 28 anos, foi o primeiro atleta a terminar o percurso da Corrida que encerra o calendário de comemorações pelo Dia Mundial da Água, 22 de março.

Com uma década de treino, o esportista diz não saber descrever a sensação de correr e chegar à frente. “Ah, pra dizer o que a gente sente só correndo. Convido vocês para participarem”, brincou.

Para ser o primeiro, o corredor tem uma rotina pesada. São cerca de três horas de treinamento diário. Mas, Francisco mostra disposição e confessa: quem começa a correr não consegue parar.

A mesma sensação é descrita por Fernanda Gonçalves, 28 anos. A atleta amadora foi a primeira das mulheres a concluir a corrida, aos 27 minutos e 15 segundos. “Achei que estava devagar, não imaginava ser a primeira”, disse eufórica.

Há dois anos treinando sério, Fernanda conta que o grande impulso para as competições veio depois de ter participado da Volta das Nações, corrida já tradicional em Campo Grande. “Depois que fiz um bom tempo na Volta das Nações me animei para participar de competições, agora não paro mais”.

A Corrida

Foram duas corridas, uma de 5 km e outra de 10 km. Para os menos preparados ainda teve caminhada de 5 km. O evento agregou pessoas de todas as idades. No total foram 500 inscritos.

Todos os participantes receberam medalha os cinco primeiros colocados também levaram troféus.

Tecnologia

Os atletas receberam um chip com os próprios dados para a prova. No fim do percurso, os equipamentos que foram amarrados aos cadarços dos tênis foram depositados em urnas para a realização do sorteio de prêmios.

Interdição de vias

Para garantir a segurança dos corredores foram necessárias interdições de tráfego de algumas vias da região. Sob a fiscalização da Agência Municipal de Trânsito (Agetran) e da Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran), o tráfego de veículos fica impedido das 6h às 11 horas da manhã de domingo.

Os trechos interditados são: rua Antônio Maria Coelho, entre a Via Park e Yotedy; rua Professor Luiz Alexandre de Oliveira até a rua Antônio Maria Coelho (sentido avenida Afonso Pena à avenida Mato Grosso) e avenida Afonso Pena, sentido Parque do Poderes-Centro até a Via Park. No Parque dos Poderes será interditada meia pista da Avenida do Poeta até a Governadoria.

Conteúdos relacionados