Vestidos de preto e com nariz de palhaço, alunos, professores e técnicos administrativos da UEMS (Universidade Estadual de ) protestaram na noite desta quarta-feira (29) pelas ruas de .

Com as atividades paralisadas, os manifestantes, que ainda carregavam velas nas mãos, subiram a avenida General Mendes de Moraes e desceram a avenida Virgínia Ferreira.

A paralisação faz parte da programação de protestos da universidade que teve início há duas semanas. Liderados pela Aduems (Associação dos Docentes), os manifestantes cobram do governo mais investimentos nas 15 unidades no estado.

Reivindicam também propostas para o (Plano de Cargo e Carreiras) e negociação do orçamento da universidade para melhoria da infraestrutura, principalmente de laboratórios, para o avanço do ensino prático, assim como a melhora no acervo das bibliotecas.

Os protestos que acontecem em Mato Grosso do Sul foram motivados pela publicação de medidas de contenção de gastos para a UEMS, em julho deste ano. Com isso, o descontentamento que já existia passou a atingir níveis insustentáveis.