O atual campeão brasileiro iniciará a temporada 2012 repleto de atacantes. Com a contratação do chinês Chen Zhizhao, de 23 anos, o técnico Tite conta no total com dez homens de frente. O time que já contava com Liedson, Adriano, Emerson, William, Jorge Henrique, Taubaté e Elias, ganhou os reforços do chinês, de Gilsinho (que veio do futebol japonês), de Elton (que na última temporada estava no ) e de Bill (que retorna de empréstimo do Coritiba).

Dos 11 jogadores, dois sofreram com problemas físicos em 2011 e têm os contratos acabando em junho: Liedson que precisou realizar uma cirurgia no joelho, e Adriano, que sofreu séria lesão no tendão de Aquiles, ficou cinco meses parado e, quando voltou, teve muitas dificuldades para entrar em forma.

Ter um elenco numeroso é importante porque o time disputará várias competições na temporada. Neste primeiro semestre, o time terá que dividir as atenções entre o Campeonato Paulista e a Taça da América. Se a campanha for boa no torneio sul-americano, a divisão então passará a ser com o a partir de maio.

Como ninguém esconde pelos lados do Parque São Jorge que a prioridade é a Libertadores, Tite precisa de opções para poder mesclar a equipe nas outras partidas. Neste início de temporada, enquanto alguns titulares farão um trabalho voltado para o torneio sul-americano, outros se juntarão aos reservas para defenderem a equipe no Campeonato Paulista. O Timão estreia no torneio no dia 21, contra o Mirassol, no estádio do Pacaembu.

Vale lembrar que ideia de trazer Chen Zhizhao é também uma questão de marketing. O clube quer expandir a marca alvinegra na China, que até pouco tempo era desconhecido dos brasileiros. Por aqui, o futebol chinês só ganhou notoriedade em meados do ano passado, quando o Guangzhou Evergrande tirou o argentino Dario Conca do Fluminense, pagando a ele um dos maiores salários do futebol mundial. O atacante Obina é outro jogador brasileiro famoso que atua na China.