Com foco na imigração, tema da redação do Enem desse ano foi surpresa para maioria

Dannielle, Dozenildo e Débora estudaram focando nos temas ambientais. Para eles, o assunto escolhido pegou muita gente de surpresa, principalmente quem não acompanha noticiários.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dannielle, Dozenildo e Débora estudaram focando nos temas ambientais. Para eles, o assunto escolhido pegou muita gente de surpresa, principalmente quem não acompanha noticiários.

O tema da redação do Exame do Ensino Médio (Enem) 2012, ‘Movimento imigratório para o Brasil no século XXI’, foi surpresa para a maioria daqueles que fizeram a prova nesse domingo (4). Os temas mais estudados foram sobre questões ambientais como, por exemplo, Código Florestal, Rio+ 20 e ainda a questão das cotas nas universidades.

No segundo dia de prova quem respondeu ao questionário composto por 90 questões mais a redação revelou que o caderno de provas dependia de muita interpretação, especialmente nas questões de língua portuguesa. “Estava cansativo. Parece que querem nos pegar pelo cansaço e não pelo que a gente sabe”, disse Ana Paula Policarpo, de 30 anos, que tenta pontos para ingressar em um segundo curso superior. Formada em direito, agora ela quer algo na área de exatas.

Ana Paula, como muitos outros, acreditou que o tema da redação desse ano fosse outro. “Falaram tanto na ascensão da classe C, das olimpíadas, mas, na verdade, não estudei para nada. Mas mesmo um tema surpreendente na redação, acredito que fui bem”.

Débora Evellyn Gonçalves, que estuda em um internato da Fundação Bradesco, disse que seus professores aprofundaram bastante o conteúdo sobre Rio + 20 e olimpíadas. Porém, como se mantém informada por meio da mídia acredita que foi bem no tema apresentado no Enem desse ano.

O tema ambiental também foi o foco dos estudos de Dannielle dos Santos, de 19 anos. Ela pretende conquistar pontos para cursar odontologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Quando fez a inscrição morava em Ribas do Rio Pardo e agora está em São Gabriel do Oeste. Por isso, teve que fazer a prova em Campo Grande. “Foi uma rasteira este tema. Estudei Rio +20, cerrado, mata ciliar, desmatamento, mas ontem (sábado) a prova foi mais difícil”, garante.

O aquidauanense Dozenildo Francisco, 23 anos, mora em Campo Grande há dois anos. Essa foi a segunda vez que fez prova do Enem. Com foco no curso de web designer, ele também estudou bastante sobre temas ambientais. “Todo mundo falava nisso (ambiental) inclusive mestres entendidos em provas dessa natureza, mas como acompanho reportagens, acredito que tinha informações suficientes para uma boa redação”, diz.

O tema

‘Movimento imigratório para o Brasil no século XXI’ mexeu com o imaginário e fez muita gente puxar pela memória o que já ouviu nos últimos anos sobre o assunto. A questão dos haitianos, a ascensão econômica do Brasil despertando interesses do capital estrangeiro e ainda a crise na Europa eram pontos para destrinchar na redação.

Resultados

Os gabaritos oficiais serão divulgados na página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na próxima quarta-feira (7). Os resultados individuais estarão disponíveis a partir de 28 de dezembro, também na página do Inep.

Conteúdos relacionados