O técnico Mano Menezes convocou nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, 22 jogadores para os amistosos contra África do Sul, no dia 7 de setembro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo; e contra China, no dia 10, no Arruda, em Recife. As grandes novidades da lista foram o goleiro Cássio, do Corinthians, e o volante Arouca, do Santos.

A apresentação dos atletas convocados está marcada para a próxima segunda-feira, no centro de treinamento do São Paulo, em Cotia.

A última partida da Seleção Brasileira foi na despedida do Estádio Rasunda, em Estocolmo, no amistoso vencido por 3 a 0 sobre a Suécia, em 15 de agosto. Na ocasião, a lista de jogadores tinha como base a equipe vice-campeã olímpica.

Houve algumas mudanças na comparação entre aquele grupo e o que vai enfrentar África do Sul e China. No gol, Renan Ribeiro (Atlético-MG), Neto (Fiorentina) e Gabriel (Milan) não foram chamados, sendo substituídos por Cássio (Corinthians), Diego Alves (Valencia) e Jefferson (Botafogo).

Nas laterais, Danilo (Porto) e Rafael (Manchester United) perderam a vaga, enquanto que Adriano (Barcelona) voltou a receber uma chance.

No meio-campo, a principal novidade é Arouca (Santos), enquanto que Paulinho (Corinthians), titular contra a Suécia, foi mantido. Da base olímpica, o único atleta dessa função a não ter sido chamado foi Paulo Henrique Ganso (Santos).

No ataque, a base também foi mantida, com a exceção de Alexandre Pato. O técnico Mano Menezes confirmou que o atleta do Milan, autor de dois gols na vitória em Estocolmo, não estaria presente devido a uma lesão muscular no adutor da perna esquerda sofrida nesta quarta-feira – segundo o clube italiano, ele ficará afastado dos gramados por aproximadamente três semanas.

Após receber África do Sul e China, a Seleção Brasileira terá como próximo compromisso a disputa do Superclássico das Américas, diante da Argentina. Os rivais se enfrentam em 19 de setembro, em Goiânia, e em 3 de outubro, na Argentina. Para essas partidas, só serão convocados jogadores que atuam nos próprios países envolvidos.

Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira para enfrentar África do Sul e China:

Goleiros: Cássio (Corinthians), Diego Alves (Valencia) e Jefferson (Botafogo).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Adriano (Barcelona) e Alex Sandro (Porto).

Zagueiros: Thiago Silva (Paris Saint-Germain), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco) e Réver (Atlético-MG).

Meio-campistas: Sandro (Tottenham), Rômulo (Spartak Moscou), Paulinho (Corinthians), Arouca (Santos), Ramires (Chelsea), Oscar (Chelsea) e Lucas (São Paulo).

Atacantes: Neymar (Santos), Hulk (Porto), Leandro Damião (Internacional) e Jonas (Valencia).