Colômbia: ao menos 2 morrem em deslizamento em estrada
Pelo menos duas pessoas morreram em um deslizamento registrado no sábado em uma via rural no sul da Colômbia, embora a princípio as autoridades tinham informado de cinco mortos, erro que atribuíram ao olfato de um cachorro da polícia. O deslizamento de terra foi registrado em um ponto conhecido como Balsillas, entre os departamentos (estados) […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pelo menos duas pessoas morreram em um deslizamento registrado no sábado em uma via rural no sul da Colômbia, embora a princípio as autoridades tinham informado de cinco mortos, erro que atribuíram ao olfato de um cachorro da polícia.
O deslizamento de terra foi registrado em um ponto conhecido como Balsillas, entre os departamentos (estados) de Huila e Caquetá, na parte baixa de uma grande montanha da qual se desprenderam entre 8 mil e 10 mil m³ de material.
Os organismos de socorro abordaram neste domingo o difícil resgate na estrada sobre o qual foi registrado o deslizamento, devido a que a instabilidade do terreno impediu recuperar a via e encontrar mais do que dois mortos e sete feridos.
De acordo com o último boletim do dia emitido pela Unidade de Gestão de Risco de Desastres (UNGRD), são dois os mortos encontrados e sete os feridos. Além disso, três famílias reportaram o desaparecimento de seus membros após o deslizamento.
No entanto, as primeiras informações do dia chegaram a reportar cinco mortos, confusão que o prefeito de Neiva, Pedro Suárez, atribuiu às “dificuldades de comunicação” no setor.
“Aparentemente houve uma identificação de corpos por parte de um cão da Polícia Nacional e por isso se reportou um positivo de algumas pessoas falecidas. Mas infelizmente até o momento só se puderam resgatar dois corpos e não temos maior informação sobre os outros”, admitiu em declarações à Caracol Radio.
Suárez disse que o terreno permanece instável e em condições que ainda não foram confirmadas por um geotécnico como aptas. Deste modo, se espera o veredicto do especialista “para ter a absoluta segurança de que as ações tenham como princípio fundamental que as pessoas que vão trabalhar não sejam afetadas por outro desmoronamento”.
Durante o dia consegui-se tirar os restos de dois automóveis, nos quais encontraram um dos mortos. O outro foi achado na noite de sábado e identificado como Duverney Vanegas Pacheco, o operário que manejava uma retroescavadeira que tentava reparar um deslizamento anterior, e que ao remover a terra supostamente teria provocado o novo desmoronamento.
A fim de obter recursos com mais facilidade, os organismos de socorro decretaram neste domingo “calamidade pública” nessa região do sul do país para poder assim enfrentar a situação até quando seja necessário.
Os trabalhos de busca e resgate terminaram ao cair da noite e serão retomados no começo desta segunda-feira com máquinas sofisticadas e equipes humanas e caninas.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Raimundo permite que Bia faça estágio na agência: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Ricardo tem as roupas roubadas em Santana do Agreste: Resumo Tieta, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Justino confessa a Pepa que passou seus bens para os filhos: Resumo Cabocla, capítulo do dia 11/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (11)
Câmeras corporais de São Paulo não atendem especificação do STF
A análise de Edler cita a possibilidade de se fazerem aditivos ao contrato
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.