O balanço divulgado pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) referente ao período de janeiro a junho de 2012 aponta que de aproximadamente 14 mil registradas este ano, 2.698 são por conduzir sem Carteira Nacional de Habilitação, tornando-se a infração mais cometida no primeiro semestre de 2012. Devido a esses dados a Companhia vem reforçando ainda mais a fiscalização.

“O condutor não habilitado é um dos nossos principais focos nas fiscalizações. O aumento do número de condutores inabilitados se deve à facilidade de adquirir o veículo. A pessoa adquire o meio de locomoção e depois tira a carteira de habilitação, o que é muito perigoso, pois esse cidadão não tem conhecimento suficiente para transitar nas ruas da Capital e, desta forma, acaba colocando em risco a sua vida e a do próximo. Devido a esses dados a Ciptran continuará realizando constantes fiscalizações de forma rigorosa pela Capital”, comenta o subcomandante da Ciptran major Itamara Nogueira.

O balanço mostra também que foram removidos 3.294 veículos, sendo que 2.254 foram motos. Deste total, 1.640 devido estar com o licenciamento vencido.

Outro dado preocupante do levantamento é que 267 motoristas conduziam sob efeito do álcool e desses, 108, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia para responder criminalmente. “Estes números mostram a falta de conscientização do campo-grandense. O condutor precisa ter noção que ao dirigir sob efeito do álcool, o seu reflexo diminui aumentando o risco de acidentes. A maioria dos desastres registrados no trânsito está relacionada à ingestão de bebida alcoólica”, informa a subcomandante.