CineMIS exibe o filme ‘Édipo Rei’ no Museu da Imagem e do Som

O teatro, que já serviu de base para muitas adaptações para a sétima arte, é o tema do projeto CineMIS do mês de setembro. As exibições, realizadas pelo Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, são gratuitas e acontecem de 10 a 14 de setembro (segunda a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O teatro, que já serviu de base para muitas adaptações para a sétima arte, é o tema do projeto CineMIS do mês de setembro. As exibições, realizadas pelo Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, são gratuitas e acontecem de 10 a 14 de setembro (segunda a sexta-feira), sempre às 19 horas.

A Mostra Cinema e Teatro é uma parceria com o 2º festival “Cena Agora – Bienal de Teatro”, projeto que acontece entre os dias 10 e 16 de setembro em Campo Grande e que possui extensa programação com apresentações nacionais e locais, intervenções, processos artísticos e outras linguagens, ocupando salas, ruas e espaços alternativos. É realizado com apoio do Fundo de Investimentos Culturais do governo do Estado.

Segundo o curador da Mostra Cinema e Teatro, Vitor Hugo Samúdio, as exibições pretendem expor produções de diversos períodos, nacionalidades e estéticas, que demonstram a forte influência do teatro no cinema e na cultura contemporânea, com obras que vão da adaptação pop e em ritmo de videoclipe de “Romeu e Julieta”, do diretor Baz Luhrmann, ao excelente “Édipo Rei”, filme de Pier Paolo Pasolini baseado na peça de Sofócles.

“Nossa proposta é estimular debates sobre a cultura em geral e, desta vez, trata-se de uma aproximação entre artes e linguagens diferentes, que dialogam há tempos tendo em vista os recursos narrativos que se utilizam. Essa mostra é muito representativa e demonstra o caráter colaborativo que a Fundação de Cultura vem tendo em todas as suas ações, cumprindo sua função social de democratizar o acesso ao conhecimento e à reflexão através de produções audiovisuais do País e do mundo”, analisa o presidente da Fundação, Américo Calheiros.

Com temas diversos e abrangentes, o CineMIS apresenta na segunda semana de cada mês uma mostra com olhares e artes tanto de Mato Grosso do Sul quanto de culturas que ultrapassam fronteiras.

Confira a programação de setembro:

10 de setembro (Segunda-feira)

Édipo Rei – peça de Sofócles, filme de Pier Paolo Pasolini

O filme começa em uma pequena cidade no norte da Itália. No campo, junto com algumas amigas, uma mãe amamenta seu filho, mas, por um breve instante, o pânico invade seus pensamentos. Em casa, o pai do menino teme que ele assuma seu lugar na vida e no coração da mãe. À noite, depois de uma festa, os pais dormem em um quatro. O menino repousa em outro. O pai acorda, vai ao quarto ao lado e tenta enforcá-lo. A cena se transfere para a Grécia Antiga, onde se passa originalmente a tragédia de Sófocles. Ali, o oráculo de Delfi prevê: se Laio, rei de Tebas, gerar um filho, esse o matará. (Drama, 1967, 104 min.)

Conteúdos relacionados