Cinema d(e) Horror exibe o filme espanhol “Volver” nesta quarta-feira
O projeto Cinema (d)e Horror é uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), e exibirá nesta quarta-feira (9), o filme espanhol “Volver”, às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada tem o valor simbólico […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O projeto Cinema (d)e Horror é uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), e exibirá nesta quarta-feira (9), o filme espanhol “Volver”, às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada tem o valor simbólico de R$ 1,00.
O filme “Volver” (Espanha/2005/121min/14anos), dirigido por Pedro Almodóvar, se passa em Madri, onde Raimunda é uma jovem mãe, bastante trabalhadora e atraente, mas também frágil emocionalmente, pois guarda um segredo terrível desde sua infância. Vive com um marido desempregado e uma filha em plena adolescência.
As finanças familiares não vão muito bem, e assim Raimunda tem diversos empregos. Sua irmã Sole é um pouco mais velha. Tímida e receosa, ela ganha vida com um salão de beleza ilegal. Seu marido a abandonou e fugiu com uma cliente e desde então ela vive sozinha.
Paula é tia delas e mora em uma aldeia em La Mancha, onde toda a família nasceu. Uma aldeia castigada pelos ventos leste, a causa direta do alto índice de insanidade registrado lá e responsável pelos diversos incêndios que devastam a área em todos os verões. As duas irmãs vivem situações inesperadas, intensas, melodramáticas, cômicas e emocionantes.
“A morte, o óbito, o falecimento ou passamento, ou ainda desencarne são termos que se podem referir quando tratamos do cessamento das atividades biológicas imperativas à conservação da vida de um organismo. As alegorias comuns da morte são o Anjo da Morte e a cor negra. No entanto o cineasta espanhol Pedro Almodóvar nos expõe outra forma de visão em relação à morte”, explica o mediador do debate, André Rezende Benatti, mestrando em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) do campus de Três Lagoas.
“Em Volver a morte é o tema principal, e esta é tratada não por valia de ambientações escuras e alusões ao noturno e ao obscuro, Almodóvar nos coloca diante de uma explosão de cores. A película perpassa por pontos de uma dialética entre o conhecimento e o desconhecimento, a percepção e a cegueira, o passado e o presente, o erotismo e a violência, a vida e a morte. Portanto propomos uma leitura fílmica na qual o horror ao desconhecido assim como ao passado, que foi esquecido, confluam em relação à morte”, finaliza o mediador.
O Cinema d(e) Horror está em seu 5º ano, sendo coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através da professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos e Rodrigo Kruppa, acadêmico do curso de Letras da UFMS e vice-coordenador do projeto.
Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS ou convidados especiais para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria “Horror” no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Melhor software de diagramação alternativo ao Visio
Desenvolver diagramas pode acabar sendo uma tarefa bastante estressante se não tiver as ferramentas certas para isso.
Preso em operação, ‘espião’ de Marcola no jogo do bicho tem liberdade negada: ‘perigoso’
‘Espião’ de Marcola foi transferido para Mossoró
Agesul publica termo aditivo e obras em pontes de Três Lagoas chegam a R$ 2,6 milhões
O termo aditivo consta no DOE desta quarta-feira (11)
Simone e Simaria: verdadeiro motivo que causou fim da dupla é revelado
Após dois anos, vem à tona o real motivo que causou a separação de Simone e Simaria; decisão teria partido da irmã mais velha
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.