A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe nesta quarta-feira (5), às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo o filme “Melancolia”. A exibição faz parte do projeto Cinema (d)e Horror, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a FCMS. A entrada é gratuita.

“Melancolia” (2011/França-Dinamarca-Suécia-Alemanha/130min14anos) é dirigido por Lars Von Trier e conta a história de um astro celeste nomeado Melancolia, que tem o planeta Terra em seu curso. Concomitantemente à observação constante dessa assustadora ameaça, que resultaria na destruição da Terra por completo caso a aproximação fosse grande demais, Justine (Kirsten Dunst) vive os conflitos inerentes à recuperação de um estado sombrio de sua vida, que se choca a uma alegria iminente fruto dos preparativos para seu casamento com Michael (Alexander Skarsgard).

Justine tem o auxílio de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que com seu marido John (Kiefer Sutherland) realiza uma festa suntuosa para a comemoração.

Delineado por uma fotografia cujo controle e consistência criam a ilusão de pinturas em movimento em alguns momentos, o filme de Von Trier trabalha no limiar entre o drama da condição humana desencadeado pela dúvida de Justine perante o casamento (que levará a dúvidas mais profundas sobre o sentido da existência, do trabalho, das relações familiares e da busca de uma certa estabilidade para a vida) e a abertura de possibilidades surrealistas advindas do flerte com a ficção científica, nesse caso apoiado nas narrativas de destruição de mundos.

O mediador dessa sessão será o Profº Msc Wellington Furtado Ramos, doutorando em Letras/USP e coordenador do Laboratório de Estudos do Horror e da Violência na Cultura da UFMS.

O Cinema d(e) Horror está em seu 5º ano, sendo administrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através da professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, Carol Sartomen, mestra em Estudos de Linguagem pela UFMS e Rodrigo Kruppa, acadêmico do curso de Letras da UFMS.

Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS ou convidados especiais para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria “Horror” no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.