Geral

‘Cinema, Aspirinas e Urubus’ é atração no CineMIS

A Fundação de Cultura do governo do Estado, por meio do MIS (Museu da Imagem e do SOM), iniciada no mês de dezembro o Programa CineMIS Especial de Férias, que se estenderá até fevereiro promovendo a exibição gratuita de filmes nacionais de longa-metragem pertencentes ao seu acervo, de segunda a sexta-feira, sempre às 14 horas. […]

Arquivo Publicado em 27/12/2012, às 10h10

None

A Fundação de Cultura do governo do Estado, por meio do MIS (Museu da Imagem e do SOM), iniciada no mês de dezembro o Programa CineMIS Especial de Férias, que se estenderá até fevereiro promovendo a exibição gratuita de filmes nacionais de longa-metragem pertencentes ao seu acervo, de segunda a sexta-feira, sempre às 14 horas.


O MIS de Mato Grosso do Sul tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o MIS desenvolve ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.


Programa CineMIS Especial de Férias


Os filmes que serão exibidos no Programa CineMIS Especial de Férias foram doados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e compõem um panorama abrangente e diversificado da recente produção cinematográfica nacional – desconhecida por grande parte do público em geral –, possibilitando certa reflexão sobre a identidade brasileira a partir das muitas possibilidades de expressão já realizadas no País por meio da linguagem audiovisual.


Segundo Américo Calheiros, presidente da FCMS, “o Programa CineMIS Especial de Férias democratiza o acesso às produções audiovisuais nacionais, principalmente neste período do ano, quando grande parte da população tem mais disponibilidade de tempo e precisa de opções diferenciadas de lazer, entretenimento e cultura”.


A curadoria e a programação, com indicação etária por dia da semana tem por objetivo melhorar a comunicação/aproximação do público junto ao MIS e foram cuidadosamente produzidas por Ivone Moreira, gestora de Artes e Cultura, e Rodrigo Arce, estagiário do curso de História (UFMS).


27/12/12


Filme – Cinema Aspirinas e Urubus


Classificação indicativa: 14 anos


Sinopse


Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.


Ficha técnica


Gênero: Drama


Idioma: Português


Duração: 101min Ano: 2007


Serviço


O Programa CineMIS Especial de Férias irá acontecer de dezembro a janeiro, no Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e Cidadania, avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande. Os filmes serão exibidos de segunda a sexta-feira, sempre às 14 horas. Mais informações pelo telefone 3316-9178.

Jornal Midiamax