Cine Clube Tuiuiú exibe filme baseado em obra de escritor português consagrado

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em parceria com o curso de Letras, do Campus do Pantanal, unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Corumbá, está realizando exibições de filmes que integram o projeto do Cine Clube Tuiuiú. Nesta sexta-feira, 11 de maio, a partir das 16 horas, acontece […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em parceria com o curso de Letras, do Campus do Pantanal, unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Corumbá, está realizando exibições de filmes que integram o projeto do Cine Clube Tuiuiú.
Nesta sexta-feira, 11 de maio, a partir das 16 horas, acontece mais uma sessão. O filme escolhido é “O Primo Basílio”, baseado no livro homônimo do escritor português Eça de Queirós. Com direção de Daniel Filho, o filme traz o elenco: Glória Pires, Reinaldo Gianechinni, Débora Falabella e Fábio Assunção.
A história, que acontece originalmente em Lisboa, é transferida, no filme, para São Paulo. É o drama de Luísa, casada com Jorge, engenheiro que foi chamado para trabalhar na construção de Brasília. Pouco antes de o marido partir, Luísa reencontra sua grande paixão da juventude, o primo Basílio. Com Jorge fora, Basílio começa a visitar sua prima e as saídas dos dois começam a gerar fofocas, até que a empregada Juliana encontra cartas trocadas pelos primos e passa a chantagear a patroa.
Em maio de 2010, o Iphan fez a sessão inaugural do cine clube no auditório da Associação Comercial e Industrial de Corumbá (ACIC), época quando a atual sede do Instituto que, hoje abriga as exibições, passava por reforma.
Entre as produções exibidas estão aquelas adquiridas pela Programadora Brasil, um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), que tem como objetivo disponibilizar filmes e vídeos para pontos de exibição audiovisual, com intuito não comercial.
A participação no Cine Clube Tuiuiú é aberta ao público que, após assistir à projeção, promove uma discussão sobre a temática abordada durante a trama do filme.

Conteúdos relacionados