Ciclomotores deverão ser cadastrados a partir de hoje (26), em Corumbá. De acordo com publicação no Diário Oficial, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Mato Grosso do Sul e a Agetrat (Agência Municipal de Trânsito assinaram convênio que regulamenta os veículos.

Para registros, os proprietários deverão procurar o Detran com a nota fiscal do veículo, documento de identificação e comprovante de residência em seu nome.

Ciclomotores

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), os ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, que a cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora. Os modelos mais comuns são a mobilete e a moto elétrica.

Nos casos da moto elétrica, os proprietários terão que verificar se o veículo possui pré-cadastro no RENAVAM (Registro Nacional de Veículos).

Além da exigência do registro do veículo, o condutor de ciclomotores deve ser habilitado na categoria “A” ou possuir uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que também é expedida pelo Detran.