O Cibalena, maior e mais tradicional bloco de sujos de Corumbá, entrou 2012 com uma programação preparada para a folia deste ano. O ponto alto será o desfile na noite de sexta-feira, 17 de fevereiro, quando milhares de foliões mostrarão toda criatividade e irreverência ao escolher fantasias de personagens do sexo oposto.
A primeira atividade do bloco acontecerá já neste mês, no dia 22, quando está marcada uma promoção com oferecimento de vários tipos de comidas e bebidas. O local é a rua Cuiabá, entre as ruas Tiradentes e Antônio João, na área central da cidade, a partir das 11 horas.
Segundo o presidente do bloco, Elias Ferreira da Silva, o evento “já é para começar a incentivar as pessoas a participarem do Cibalena”. A promoção deve ser animada pelas bandas do Roxo, Trovão Azul e Demétrio e seus convidados, garantindo muito samba a quem for prestigiar o evento.
O já famoso “esquenta” do Cibalena, que é quando os foliões se reúnem em data próximo ao desfile oficial, para passarem pelas principais ruas e avenida, convidando a população para se juntar ao bloco no carnaval, acontecerá no dia 12 de fevereiro. A descida do bloco será precedida por outra promoção no estilo daquela a ser realizada em janeiro, em mesmo local e horário.
De acordo com informações repassadas ao Diário pelo presidente Elias, esse ano, o bloco deverá vir para a avenida com dois grandes carros de som, sem esquecer, é claro, da segurança dos foliões.
“A preocupação maior nossa é a segurança, a integridade das pessoas porque esse bloco é grande. Essa experiência do ano passado quando mudamos o local de concentração valeu muito então já sabemos, temos a estratégia da segurança. Nossa intenção é descer com dois caminhões, pra um, o da frente, já poder alavancar os foliões”, adiantou ao lembrar.
“Tem pessoas que vem exclusivamente descer com o Cibalena no carnaval. Antigamente, existiam aqueles vários blocos que desciam, agora, a maioria se incorpora ao Cibalena porque todos que chegam, entram e brincam”, disse ao lembrar que o bloco é democrático. “O bloco Cibalena é do povo, dos corumbaenses, nós apenas coordenamos”, destacou.
Junto ao “relações públicas” do bloco, Erasmo Ferreira Neves, o atual presidente Elias, afirmou que a divulgação com antecedência do calendário ajuda o folião a se preparar para os dias de festa. Ele lembrou ainda do aguardado desfile que elege a “Musa do Cibalena” e que, todo ano, premia as fantasias mais criativas com os respectivos foliões mais animados.
“Tem muita gente que investe em fantasia porque quer ganhar. As pessoas começam a pensar no traje, como é que vão sair, essa coisa toda e criando aquele clima, aquela expectativa”, falou. Erasmo apresentou o modelo da camiseta que deve começar a ser vendida no dia 22 de janeiro, durante a primeira promoção do bloco. O preço não foi definido, mas deve girar em torno de R$ 20. Uma das conquistas almejadas para o bloco em 2012 é a instalação de uma sede própria no centro da cidade, já que o sucesso de público é garantido, deixando em cerca de 12 mil a expectativa de foliões para este ano.