China planeja primeira missão tripulada para acoplar nave a módulo espacial

A agência espacial da China anunciou neste sábado que lançará astronautas neste mês para realizar a primeiro acoplagem tripulada do país, o passo mais recente do ambicioso plano chinês de exploração espacial. Três astronautas, entre os quais possivelmente estará uma mulher (a primeira viajante espacial da China), realizarão a primeira missão orbital chinesa com um […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
A agência espacial da China anunciou neste sábado que lançará astronautas neste mês para realizar a primeiro acoplagem tripulada do país, o passo mais recente do ambicioso plano chinês de exploração espacial. Três astronautas, entre os quais possivelmente estará uma mulher (a primeira viajante espacial da China), realizarão a primeira missão orbital chinesa com um módulo experimental.
O foguete Longa Marcha 2F, com a nave Shenzhou 9 (“Nave Divina”), foi levado à plataforma de lançamento de Jiuquan, no deserto no noroeste do país, neste sábado para o voo, que será realizado em meados de junho, disse a agência Xinhua (Nova China) citando um porta-voz do programa espacial.
Durante o voo, um dos três tripulantes ficará a bordo da Shenzhou 9 “com uma medida de precaução em caso de emergência”, enquanto os outros entrarão no módulo orbital Tiangong 1 (“Palácio Celeste”), lançado em setembro do ano passado. A ideia é que os três tripulantes vivam no local. O governo não anunciou por quanto tempo a missão durará.
“Atualmente, todos os preparativos para uma ligação entre o módulo Tiangong-1 e a Shenzhu 9 com pessoas a bordo têm um bom desenvolvimento”, disse a Xinhua.
Niu Hongguang, vice-comandante-chefe do programa espacial tripulado, disse que a tripulação “pode incluir astronautas mulheres”, segundo a Nova China. Em 2010, o governo disse que duas pilotos da Força Aérea haviam entrado no programa espacial, mas não revelou mais detalhes.
O programa espacial chinês fez um firme progresso desde o lançamento em 2003, que tornou o país o terceiro a colocar um homem no espaço. Até 2008, houve mais duas missões tripuladas, sendo que uma delas incluiu uma caminhada espacial.
A China completou seu primeiro encontro espacial em novembro, quando a missão Shenzhu 8 permitiu que a não tripulada Shenzhou 8 se acoplasse a Tiangong 1 por controle remoto. O voo anterior chinês, o Shenzhu 7, aconteceu em setembro de 2008.

Conteúdos relacionados