Chile decreta retirada preventiva após terremoto por risco de tsunami

O Onemi (Escritório Nacional de Emergências) decretou uma retirada preventiva da costa central do Chile por risco de tsunami após um forte terremoto de magnitude 7,1 que atingiu o centro do país. “A Onemi decretou a evacuação preventiva da sétima região” devido a “observações de um certo recolhimento do mar”, informou o porta-voz do governo, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Onemi (Escritório Nacional de Emergências) decretou uma retirada preventiva da costa central do Chile por risco de tsunami após um forte terremoto de magnitude 7,1 que atingiu o centro do país.

“A Onemi decretou a evacuação preventiva da sétima região” devido a “observações de um certo recolhimento do mar”, informou o porta-voz do governo, Andrés Chadwick.

O diretor da Onemi na região do Maule baseou sua decisão “em uma informação de caráter visual de um certo recolhimento do mar, que não está ratificada por elementos técnicos do SHOA (Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha) nem por organizações internacionais”, afirmou Chadwick.

O porta-voz do executivo destacou que a retirada é de caráter “preventivo”, pela vontade do governo de “proteger” a população de qualquer evento.

Imediatamente após o forte terremoto de magnitude 7,1 que atingiu o centro do Chile, a Onemi ordenou a retirada da costa entre a região de Los Lagos e Valparaíso. No entanto, minutos mais tarde, a ordem foi cancelada, depois que a SHOA descartou o risco de tsunami.

O terremoto deste domingo ocorreu na mesma região em que em 27 de fevereiro de 2010 ocorreu um tremor de magnitude 8,8, seguido de um tsunami, provocando a morte de mais de 500 pessoas.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados