Com o rival entalado na garganta, o Chelsea recebe o Barcelona em Stanford Bridge nesta quarta-feira, às 15h45, no jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões. A Band transmite o jogo ao vivo e até o momento está 1 a 0 para o Chelsea.

Os ‘Blues’ ainda não engoliram a eliminação para os espanhóis em 2009, também pelas semifinais. Após empate sem gols no jogo de ida, os ingleses caíram na competição ao empatar por 1 a 1, em casa, em duelo que teve a arbitragem bastante contestada. Os jogadores do Chelsea reclamaram de nada menos que seis pênaltis não marcados.

O atacante marfinense do Chelsea, Didier Drogba, chegou a levar três jogos de suspensão por ter soltado o verbo na frente das câmeras, e xingar o juiz norueguês Tom Henning Ovrebo. Os jogadores do Barcelona não deixaram de aproveitar a oportunidade de ironizar sobre o sentimento de revanche dos rivais.

“É normal que eles estejam motivados”, comentou o próprio Iniesta, autor do gol de empate no fim da partida há três anos. Seu companheiro de equipe, o lateral brasileiro Daniel Alves, foi ainda mais longe na provocação.

“O Chelsea perdeu (em 2009) porque teve medo. Com um homem a mais em campo, eles se conformaram com o resultado, se fecharam atrás e pagaram por isso”, declarou o baiano em entrevistas publicadas nos jornais britânicos ‘The Guardian’ e ‘The Independent’.

Retrospecto

 O Barcelona se prepara para uma semana decisiva, já que além do duplo confronto contra o time londrino, enfrenta neste sábado o Real Madrid para o grande clássico do Campeonato Espanhol. Se derrotar o Real no Camp Nou, o time catalão poderá reduzir a vantagem do arquirrival de quatro para apenas um ponto, faltando três rodadas para o fim do campeonato.

O Chelsea, que já não tem mais chances de vencer o Campeonato Inglês (ocupa a sexta posição a 25 pontos do líder Manchester United), está 100% focado na ‘Champions’ e vem embalado após ter atropelado o Tottenham por 5 a 1 nas semifinais da Copa da Inglaterra, no último domingo. Apesar de a defesa não ser o forte dos londrinos nesta temporada (38 gols sofridos em 33 partidas), o técnico italiano Roberto Di Matteo deve optar pela retranca para conter o poder ofensivo dos catalães.

Para isso, ele poderá contar com o volante brasileiro Ramires, mas deve ter o desfalque do seu compatriota David Luiz. Em seu lugar deve entrar o zagueiro Gary Cahill, que não está 100% por sofrer de uma lesão no pé. O maior desafio dos ‘Blues’ será conter Messi, que já soma 67 gols marcados nesta temporada, 14 na Liga dos Campeões.

FICHA TÉCNICA CHELSEA X BARCELONA

CHELSEA: Cech; Ivanovic, Cahill, Terry e Ashley Cole; Mikel, Ramires e Lampard; Mata, Kalou e Drogba. Técnico: Roberto di Matteo

 BARCELONA: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Puyol; Busquets, Xavi e Fábregas; Iniesta, Alexis Sánchez e Messi.

Técnico: Josep Guardiola

Local: estádio Stamford Brigde, em Londres (Inglaterra)

Data: 17 de abril de 2012, quarta-feira

Horário: 15h45 (de Brasília)

Árbitro: Felyx Brych (Alemanha)

Assistentes: Mike Pickel e Mark Borsch (ambos da Alemanha)