O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou na madrugada desta quinta-feira a Caracas após passar 11 dias em Havana seguindo o tratamento de radioterapia prescrito depois da cirurgia realizada em fevereiro para a retirada de um novo tumor cancerígeno.

O ministro de Comunicação venezuelano, Andrés Izarra, informou que Chávez chegou à 0h (horário local) ao aeroporto de Maiquetía, que serve a Caracas, e divulgou uma fotografia desse momento através do Twitter.

Na fotografia é possível ver o presidente venezuelano vestido com uma roupa esportiva e conversando com alguns de seus ministros ainda na pista do aeroporto. Desta vez, a televisão estatal não transmitiu ao vivo a chegada do presidente venezuelano.

Previamente, o canal estatal de televisão VTV divulgou um breve vídeo e uma fotografia do instante da saída de Chávez de Havana, onde foi saudado pelo presidente cubano, Raúl Castro. Nas imagens, Castro é visto conversando com Chávez, o irmão do governante venezuelano, Adán Chávez, e sua filha, Rosa.

Chávez se encontrava em Cuba desde o último dia 14, quando partiu para submeter-se a dois ciclos de radioterapia na parte final do tratamento prescrito após a cirurgia de 26 de fevereiro.

O governante, que permaneceu na ilha com uma permissão da Assembleia Nacional venezuelana, explicou esta semana que estaria de volta nesta quinta-feira e que permaneceria durante os dias 27 e 28.

“Depois vem outra sessão de radioterapia. É preciso continuar o tratamento e realizar outras avaliações adicionais”, assinalou na segunda-feira o governante em uma comunicação por telefone desde Havana, sem precisar o lugar no qual continuará esse tratamento.

Chávez vem se submetendo a radioterapia desde 24 de março, um mês após passar por uma cirurgia para a retirada de um novo tumor cancerígeno, recorrência do câncer de que foi operado em junho do ano passado.