Geral

Chávez recebe presidente do Irã na Venezuela e destaca cooperação bilateral

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta segunda-feira (9), ao receber o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que ambos têm por missão “travar a loucura imperialista” do governo dos Estados Unidos, e ressaltou a cooperação bilateral que os dois países mantêm. Chávez disse que os dois países integram os povos agredidos que “pretendem apresentar […]

Arquivo Publicado em 09/01/2012, às 22h35

None

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta segunda-feira (9), ao receber o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que ambos têm por missão “travar a loucura imperialista” do governo dos Estados Unidos, e ressaltou a cooperação bilateral que os dois países mantêm.


Chávez disse que os dois países integram os povos agredidos que “pretendem apresentar como agressores. Acusam-nos de ser guerreiros. O Irã não invadiu nada, a revolução islâmica no Irã não invadiu nada, a revolução bolivariana não invadiu nada”.


O presidente venezuelano destacou que cerca de 14 mil casas foram construídas no país com o apoio do governo iraniano e 7 mil serão erguidas. Chávez também ressaltou a cooperação na área agropecuária, com a instalação de 26 plantas agroalimentares e fábricas processadoras de leite e montadoras de tratores.


Desde 2010, o Irã é alvo de uma série de sanções econômicas, comerciais e financeiras da comunidade internacional. As medidas foram aprovadas como forma de pressionar o governo iraniano a abandonar o programa nuclear desenvolvido no país. Para parte da comunidade internacional, o programa mantém a produção de armas nucleares. Os iranianos negam.


Ahmadinejad está na América Latina para uma visita de cinco dias que inclui, além da Venezuela, a Nicarágua, o Equador e Cuba.


Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN


Jornal Midiamax