Chávez completa uma semana em Cuba sem dar notícias sobre sua saúde
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, completou neste sábado uma semana em Havana, onde se submete à fase final de seu tratamento de radioterapia, e de onde se comunicou apenas através do Twitter, sem dar detalhes sobre seu estado de saúde. A ausência do governante tornou-se patente nos atos do governo de hoje, onde seu […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, completou neste sábado uma semana em Havana, onde se submete à fase final de seu tratamento de radioterapia, e de onde se comunicou apenas através do Twitter, sem dar detalhes sobre seu estado de saúde.
A ausência do governante tornou-se patente nos atos do governo de hoje, onde seu nome foi pronunciado repetidamente por ministros e simpatizantes, enquanto alguns porta-vozes da oposição se questionam se Chávez está ou não governando o país.
O governo não fez comentários nos últimos dias sobre o estado de saúde do presidente, que partiu no último dia 14 a Cuba para terminar seu tratamento de radioterapia depois que lhe foi extirpado um tumor em fevereiro passado, recorrência do câncer do qual foi operado em junho de 2011.
“O comandante, bom, não sei, manda tanto aqui como estando lá, sempre ligando, perguntando, pedindo decisões para o povo venezuelano”, afirmou o vice-presidente, Elías Jaua, ao informar que o chanceler, Nicolás Maduro, foi ontem para Havana para discutir temas da “ofensiva social e trabalhista” com o presidente.
O Twitter foi a única via de comunicação que o presidente usou durante esta última semana sem que tenha telefonado para o canal do Estado ou durante atos governamentais, como fez em viagens anteriores para Cuba.
Enquanto o candidato presidencial da oposição, Henrique Capriles, optou por não fazer referência à convalescença de Chávez em Cuba, outros líderes oposicionistas aludiram ao tema de maneira frontal.
“Eu acho que o presidente não está governando porque não o vemos. Quem governa, quem toma as decisões? Queremos saber quem toma as decisões em nosso país”, disse hoje o governador do estado petroleiro de Zulia, o opositor Pablo Pérez.
“Nós estamos na rua trabalhando, não somos um governante de Twitter nem de BlackBerry”, acrescentou.
O presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, disse ontem que Chávez voltará “na próxima semana” ao país após afirmar que o presidente “manda igualzinho como se estivesse na Venezuela”.
Chávez partiu a Cuba com permissão unânime da Assembleia para que permaneça na ilha o tempo que considerar oportuno.
Até o momento, não foram dados detalhes sobre o tipo de câncer do líder venezuelano nem de seu alcance, além de que se encontra na área pélvica.
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Festival Arte e Cultura começa nesta sexta-feira, em Campo Grande
Festival acontece todo ano e visa estimular o contato dos participantes com atividades culturais e artísticas
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.