Geral

Chávez anuncia volta à Venezuela e critica boatos sobre sua saúde

Presidente disse que precisará passar por novas sessões de radioterapia para combater

Arquivo Publicado em 23/04/2012, às 23h14

None

Presidente disse que precisará passar por novas sessões de radioterapia para combater

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se pronunciou no canal estatal nesta segunda-feira (23) pela primeira vez desde que viajou para Cuba, há nove dias, disse que estará em Caracas na próxima quinta-feira e depois seguirá com mais sessões de radioterapia.


“Com a ajuda de Deus, estarei em Caracas em 26 de abril”, informou o presidente em uma ligação telefônica com um grupo de jornalistas transmitida pela VTV. Chávez falou ao país e detalhou que estará na Venezuela até 28 de abril, quando segue para outra sessão de radioterapia. No entanto, o chefe de Estado não esclareceu se viajará novamente a Havana para continuar com seu tratamento.


Em resposta a alguns boatos que circularam no último domingo pelas redes sociais sobre uma suposta piora de sua saúde, Chávez acusou a oposição venezuelana pelos rumores e disse: “a palavras tolas, ouvidos surdos”.


“Infelizmente parece que teremos que nos acostumar, sobretudo nos próximos meses, a viver com boatos, porque isso faz parte dos laboratórios de guerra psicológica e de guerra suja que estão ativados dia e noite em diversas partes deste continente e de Caracas”, falou.


O presidente aproveitou para ressaltar que se encontra em um ponto “bastante avançado” do tratamento de radioterapia. “São tratamentos agressivos. É uma transição e devo atender ao rigoroso tratamento médico com muito repouso”, acrescentou.


O chefe de Estado disse ainda que está trabalhando em meio do tratamento e explicou que está se dedicando a nova Lei do Trabalho que pretende aprovar nos próximos dias.


Chávez também falou sobre as críticas que vem recebendo por mandar mensagens aos venezuelanos pelo Twitter. No último domingo, o candidato presidencial da oposição, Henrique Capriles, disse que “governar por Twitter é uma zombaria ao povo”.


Em 26 de fevereiro, Chávez foi operado de um tumor maligno, recorrente do câncer pelo qual foi operado há dez meses em Havana na zona pélvica

Jornal Midiamax