O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira que o governante do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitará Caracas “em poucos dias”, para seguir avançando em sua aliança binacional “para a paz”. “Em breve vem nos visitar o presidente Lukashenko, o presidente bielorrusso, e também o presidente do Irã, Ahmadinejad”, disse Chávez em um ato do comando militar transmitido em cadeia obrigatória de rádio e televisão.

Chávez indicou recentemente que Aleksandr Lukashenko visitaria o país em 26 de junho, mas não especificou a data da chegada do iraniano, embora, garantiu que será depois da realização no Brasil da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20. “Eles vêm a Rio e querem passar por aqui a nos visitar, para nos cumprimentar e seguir avançando nos projetos, nas alianças, todas para a paz”, destacou o venezuelano.

O último encontro entre Chávez e Ahmadinejad ocorreu em 9 de janeiro, no início de uma viagem que levou o presidente iraniano pela América Latina. Na ocasião, a comunidade internacional aumentou a pressão contra Teerã por causa de seu programa nuclear.

Durante a visita, a quinta de Ahmadinejad a Caracas, os líderes prometeram amizade “para sempre” e reafirmaram sua aliança para “frear a loucura imperialista”. Essa visita permitiu realizar o encontro adiado em setembro do ano passado, quando o líder iraniano suspendeu uma viagem à Venezuela devido à recuperação de Chávez, que em junho passado foi operado de um tumor canceroso.

Venezuela é um dos principais aliados do Irã na América e os laços bilaterais foram se estreitando desde que Ahmadinejad chegou ao poder em 2005. Neste momento, os dois países têm programas de cooperação em setores como energia, habitação, automóvel, alimentar e tecnológico.